ANO: 25 | Nº: 6401
09/08/2017 Cidade

Prova do Encceja será realizada em Bagé

Bagé vai sediar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A cidade foi incluída no cronograma oficial, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A avaliação é destinada para jovens e adultos que não conseguiram se formar na idade ideal, no Ensino Fundamental e Médio. O Encceja substitui o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que até o ano passado vinha servindo como forma de obter a certificação de conclusão do Ensino Médio. A justificativa do Ministério da Educação para retomar o Encceja, sem aplicação de provas desde 2014, é a necessidade de ter um exame específico para as certificações.
Até o momento, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) não recebeu a informação das instituições em que as provas serão realizadas. O exame será aplicado em municípios de todos os estados do Brasil, no dia 22 de outubro, durante o turno da manhã, entre 8h e 12h, e pela tarde, das 14h30min às 19h. As inscrições começaram na manhã da última segunda-feira e podem ser realizadas até as 23h59min do dia 18 de agosto, pelo site enccejanacional.inep.gov.br
Para fazer o exame é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos até a data de realização da prova, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental. No caso daqueles que desejam obter a certificação do Ensino Médio, é preciso ter, pelo menos, 18 anos completos.
As provas obedecem os requisitos básicos, estabelecidos pela legislação, para os Ensinos Fundamental e Médio e são estruturadas a partir da matriz de competências e habilidades. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...