ANO: 25 | Nº: 6378
09/08/2017 Cidade

Segundo caso de gripe A é confirmado em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Este ano, vacinação contra gripe foi ampliada para toda a população
Este ano, vacinação contra gripe foi ampliada para toda a população

O setor de vigilância epidemiológica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) confirmou, na última semana, o segundo caso positivo de gripe A (causada pelo vírus H1N1) em Bagé. A paciente, uma mulher, sentiu os primeiros sintomas no final de julho. Ela foi internada, mas já foi medicada e liberada.
De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica da 7ª CRS, Cândida Britto, este é o segundo caso no município. O primeiro foi confirmado no dia 15 de julho. A mulher foi atendida e tratada. Na região, foram registrados dois casos em Dom Pedrito, sendo que um foi a óbito no início de maio. Um caso também foi registrado em Candiota, em abril.
Cândida conta que a coordenadoria está monitorando outra suspeita. O exame foi encaminhado, na segunda-feira, para o Laboratório Central do Estado (Lacen).
Em 2017, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), a maior circulação tem sido da influenza A do tipo H3N2, cujas variações são igualmente graves. A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde é que qualquer pessoa que apresentar os sintomas do vírus H1N1 (febre, tosse, dores no corpo ou dor de garganta), deve procurar o posto de saúde mais próximo ou um hospital. Somente após avaliação médica, a pessoa será tratada.
A 7ª CRS atende Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul e a vigilância está em constante monitoramento dos casos suspeitos. Os boletins são divulgados toda a sexta-feira.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...