MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi vai comandar Frente Parlamentar pela duplicação da BR-290

Publicada em 11/08/2017

Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, foi constituída, na Assembleia Legislativa do Estado, uma Frente Parlamentar para organizar a pressão política e social em favor da duplicação da BR-290. A obra federal foi autorizada em 2014, mas se encontra, praticamente, paralisada desde o final de 2015.
A estrada é uma das principais vias federais do Rio Grande do Sul e compõe a chamada Rodovia do Mercosul, que deve ligar São Paulo a Buenos Aires. Em toda essa extensão, apenas a BR-290, que liga Porto Alegre a Uruguaiana (o maior porto seco da América Latina), não está duplicada. “A 290 é uma rodovia fundamental para o fluxo de turistas, de mercadorias e para a ligação expressa da Capital com regiões importantes da economia do Estado”, justifica Mainardi. Para ele, a importância da via não está sendo reconhecida pelas autoridades federais, que mantém um ritmo muito aquém do necessário para a conclusão das obras. “Corremos o risco, inclusive, de deterioração de determinadas obras de arte que já foram construídas. A falta de continuidade está causando prejuízos de várias ordens, inclusive financeiros para o próprio governo”, critica.
Além dos aspectos econômicos e de integração, o atraso na duplicação tem causado o aumento de acidentes, com saldo de mortes e feridos e todos os prejuízos que isso traz para as pessoas, as famílias e para a própria sociedade. Segundo dados da PRF, nos últimos cinco anos foram 2111 acidentes, o que causou 112 mortos e 400 feridos graves. Cerca de 30% desses acidentes são resultado de colisões frontais ou transversal, que causaram 50% das mortes. “Esses acidentes estão diretamente relacionados com o fato de que a via já se encontra saturada. Poderiam ser evitadas com a duplicação”, sustenta o deputado.
No total, 21 parlamentares de todos os partidos aderiram à Frente Parlamentar que será coordenada por Mainardi. “Estamos levantando dados e informações sobre o problema. Em seguida, vamos reunir com os deputados e suas assessorias e definir uma estratégia para o trabalho. A partir daí, vamos mobilizar prefeitos, vereadores, empresários e moradores para fazer uma ampla pressão sobre as autoridades competentes. O Rio Grande do Sul precisa apreender a se unir para defender interesses que são de todos”, arrematou.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br