MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Violinista chinesa se apresenta hoje junto à Orquestra Jovem do Pampa

Publicada em 11/08/2017
Violinista chinesa se apresenta hoje junto à Orquestra Jovem do Pampa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Musicista ensina técnicas de aprendizado coletivo para instrumentos de corda

De origem chinesa, mas radicada no Brasil há muitos anos, Liu Man Ying atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mas até sábado, ela enfrenta o frio do pampa enquanto ministra oficina de ensino coletivo de instrumentos de cordas para músicos de Bagé.
A vinda da musicista foi idealizada pelo maestro Joab Muniz, coordenador do projeto Orquestra Jovem do Pampa. Ele comenta que a intenção da reunião com a violinista é passar para os músicos de Bagé, principalmente da orquestra, a metodologia de ensino coletivo, que busca multiplicar a produtividade dos músicos. Para o maestro, a vinda de Liu é uma forma de beneficiar a área cultural de toda a região, já que a musicista é uma referência em ensino de instrumentos de cordas no País.
Muniz destaca, também, a larga experiência de Liu no ensino de música. “Foi diretora pedagógica do projeto Guri, em São Paulo, na época em que mais de 40 mil jovens eram atendidos”, ressaltou ele, que também é coordenador do projeto de inclusão e integração social.
Atualmente, é professora de violino e viola da UFC. Ela ressalta que a oficina, que ministra até amanhã, capacita os músicos para o ensino coletivo de cordas, que também é uma forma de melhorar a pedagogia, adaptando-a à realidade de cada sala de aula.
O concerto, que acontece hoje, a partir das 20h, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, que fará junto aos músicos da Orquestra Jovem do Pampa e o músico Tiago Ribas, contará com um repertório eclético. “Vamos tocar algumas peças do período romântico e pós-romântico, como Rachmaninoff. Também entra no programa uma peça mais complexa, que é o concerto em dois violinos para ré menor, de Bach”, destacou.
Liu realizou sua graduação em Bacharelado em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2004), é mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), doutora em Música ECA - USP (2012) e atualmente realiza pesquisas de Pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp. Foi professora de violino da Universidade Livre de Música (ULM), Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri. Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri, coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da Unesp, coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
Os ingressos estão à venda na Secretaria de Cultura, Casa de Cultura, LEB Livraria ou através dos números (53) 999744499 ou 33113007. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) é uma das parceiras culturais do evento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br