ANO: 23 | Nº: 5718
12/08/2017 Cidade

Aneel assina contrato para linha de transmissão entre Bagé e Candiota

Foram assinados, na sexta-feira, 11, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, os contratos de concessão referentes segunda etapa do leilão de transmissão, realizado em abril. Foram arrematados empreendimentos com 7.068,6 quilômetros de linhas de transmissão e 13,1 mil mega-volt-amperes (MVA) de potência de subestações que contribuirão para a expansão e a confiabilidade do sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil. A relação inclui o projeto de interligação entre Bagé e Candiota.
No leilão, foram arrematados 31 lotes, com empreendimentos localizados nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A empresa indiana Sterlite Power Grid Ventures será a responsável pela construção da linha de transmissão na região. O lote assumido pela companhia é composto pelos empreendimentos a serem construídos no Estado, como as linhas de transmissão de Garibaldi a Lajeado 3, com 47 quilômetros e Lajeado 2 a Lajeado 3, com 16,4 quilômetros, além das subestações Vinhedos e Lajeado 3 e do trecho de linha entre a subestação Vinhedos e o seccionamento da linha de transmissão Monte Claro – Garibaldi, com dois quilômetros.
Os investimentos totais dos empreendimentos contratados estão estimados em mais de R$ 12,7 bilhões e o prazo das obras varia de 36 a 60 meses a partir da assinatura dos contratos, com geração de cerca de 28 mil empregos diretos. O leilão apresentou deságio médio de 36,47% ao preço inicial ofertado. Isso significa que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para modicidade tarifária. O resultado do certame representa uma economia, em 30 anos, de R$ 24,2 bilhões para os consumidores.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...