MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Figura paterna vive contexto de transformações

Publicada em 12/08/2017
Figura paterna vive contexto de transformações | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Psicóloga afirma que ainda são necessárias mais mudanças na postura paterna

Frente a uma sociedade sob constante mudança, o papel que os desempenham nas famílias pode mudar. A celebração da data dedicada a eles, neste domingo, também é momento de repensar a importância de figura paterna na formação dos filhos.
De acordo com dados de um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, 5,5 milhões de crianças não possuem o nome do pai no registro. E esse é um número alto para uma nação com cerca de 207 milhões de pessoas.
Se há algumas décadas, a figura do pai remetia ao mantenedor do lar, com contato mais superficial com os filhos, visto mais como um suporte financeiro da família, há que se dizer que este papel foi se transformando no decorrer dos anos.
A psicóloga Dilce Helena Santos explica que os modelos de família sofreram alterações ao longo do tempo e, neste contexto, mudou também o modelo de pai. “Atualmente, exige-se do pai mais participação na criação, no cotidiano de tarefas domésticas que antes eram exclusividade da mãe, na educação tanto moral como emocional e afetiva de sua prole”, diz.
Ela destaca, ainda, que a mudança de postura do modelo de ação social e familiar do pai teve influência da revolução pós-guerra, “que levou as mulheres ao mercado de trabalho de modo decisivo além, é claro, das conquistas pós-feminismo”, conforme ressalta.
Segundo Dilce, apesar da postura ter sofrido alterações ao longo dos anos, o papel continua o mesmo. “Pai continua sendo modelo a ser seguido, referencial de homem, de confiança, estrutura primeira do código de valores do que venha a ser certo e errado e seu porquê”, analisa.
A psicóloga afirma que há muito o que se conquistar nesta área. Como exemplo, ela cita pais que ainda não ocuparam seu papel de educadores e de autoridade nas vidas dos filhos, porque confundem com autoritarismo, ou que acreditam que pagando pensão alimentícia e passando finais de semana juntos estão cumprindo seus deveres com os filhos. “Ainda é muito importante discutir este tema de modo que os pais compreendam e assumam seu papel no universo afetivo, familiar, cotidiano e social de seus filhos. Afinal, os filhos aprendem muito mais pelo exemplo de seus pais do que pelo discurso deles”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br