ANO: 25 | Nº: 6358
14/08/2017 Editorial

Música para os jovens

Bagé tem se destacado como um reduto importante e resistente pela qualidade da cultura. Assim tem dado provas históricas que rememoram o tempo do Grupo de Bagé, quando a condição de revelação artística alçou quatro artistas plásticos locais Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues e Carlos Scliar a referência nacional e internacional, principalmente pela sua influência na gravura.

Desde então, outros momentos têm marcado a graça artística da Rainha da Fronteira que, de tantos louvores recebidos das artes plásticas, também abriu espaços para outras manifestações. Com a tradição musical, que há décadas rende frutos importantes como o grupo de pianistas de Bagé, os últimos anos originaram espetáculos que tornam cada vez mais popular a ação da música clássica em Bagé.

Se só pelo tom universal a música faz milagres na união entre seres humanos, imagina se a ela e ao esforço pela sua produção for possível, ainda, oferecer uma perspectiva de vida mais integrada a jovens e crianças? Essa é a proposta da Orquestra Filarmônica Jovem do Pampa, liderada pelo maestro Joab Muniz. Num contexto em que os bajeenses aprenderam a conviver com o Festival Internacional Música no Pampa e espetáculos impecáveis como os realizados a muitas mãos pelos pianistas de Bagé, fica evidente que o esforço de manter a orquestra de jovens pode ser viável.    

Surgida ainda como Orquestra da Maya, em setembro de 2013, o grupo retomou atividades desde maio de 2017 com o objetivo de garantir inclusão social e de buscar apoio para auxiliar na abertura de vagas. Com o espetáculo do último sábado, realizado nas dependências do complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda-Urcamp, e as oficinas da violinista chinesa Liu Ying, a ideia do maestro é recuperar e ultrapassar o número de 200 associados que o grupo já teve. É hora de o bajeense honrar sua tradição de história e cultura. É preciso oferecer mais do que seus ouvidos e elogios, o momento é de sua atenção se transformar em apoio para a manutenção deste projeto.   

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...