MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Senado avalia proposta que aumenta receita de Candiota com mineração

Publicada em 14/08/2017
Senado avalia proposta que aumenta receita de Candiota com mineração | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
No ano passado, prefeitura recebeu R$ 1,8 milhão por conta da compensação à exploração do carvão

O projeto de lei que pode aumentar a arrecadação de estados e municípios com os denominados royalties da mineração, deve ser votado amanhã pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta, de autoria do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, altera a base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), o que beneficiaria, de maneira direta, a cidade de Candiota.
Mineradoras pagam a Cfem a municípios, estados e à União pela exploração de jazidas. No caso de Candiota, a principal contribuição está relacionada à produção de carvão. Através do novo texto, a compensação passa a ser calculada com base no faturamento bruto da mineradora, e não no faturamento líquido, como é hoje. Para o relator, Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, atualmente, 'dependendo do montante de despesas que a mineradora conseguir deduzir, a base de cálculo da Cfem pode se tornar irrisória'.
Já aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura, o projeto também estabelece alíquotas (de 3% a 5% para o minério de ferro e 2% para os demais minerais, o que abrange o carvão) e define a distribuição da receita da Cfem, passando a ficar 50% para os municípios, 30% para estados, 10% para a União e os 10% restantes para os municípios “afetados pela atividade de mineração”, aqueles por onde o minério passa ou onde é estocado ou beneficiado. Uma eventual aprovação, amanhã, representa um passo importante na tramitação, mas não encerra o debate.
A Comissão de Assuntos Econômicos também avalia o projeto do então senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, direciona os recursos da Cfem para educação e saúde. A proposta recebeu parecer desfavorável do relator, Flexa Ribeiro. Na avaliação do parlamentar tucano, a vinculação desfalcaria a verba da Cfem usada para pesquisa do setor mineral e proteção do meio ambiente. A posição do parlamentar ainda será avaliada pelo colegiado.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br