ANO: 25 | Nº: 6332
16/08/2017 Cidade

Aula inaugural de Sistemas de Informação da Urcamp aconteceu junto ao Simpósio de Empreendedorismo e Inovação

Foto: Antônio Rocha

Painel
Painel "Semeando empreendedorismo inovador na região da campanha" abriu programação do simpósio

A terceira edição do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha iniciou ontem à noite, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com sala cheia. Além dos empresários que falaram sobre as potencialidades da região e os cases de sucesso, o evento também marcou a aula inaugural do curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé e organizado em conjunto pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Unipampa, Núcleo de Empreendedorismo do Pampa, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Associação de Jovens Empreendedores (AJE), com o apoio da Urcamp.
Professor do curso de Sistemas de Informação da universidade e um dos organizadores do simpósio, André Moura de Mello destacou que o evento busca promover a cultura do empreendedorismo na região. Para isso, a programação conta com sete palestras e seis minicursos, todos já com as inscrições esgotadas.
O painel de abertura teve como tema “Semear o Empreendedorismo Inovador na Região da Campanha”. Como mediadora, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, provocou a manifestação dos participantes da mesa sobre as potencialidades de desenvolvimento que enxergam na região, que possam, de maneira construtiva e positiva, viabilizar a melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Semear é viabilizar a transformação. Em uma região como esta, que não tem tradição na aplicação de conceitos de empreendedorismo, como é enxergado esse contexto?”, questionou.
O empresário Lindonor Peruzzo (Rede Peruzzo) disse que o sucesso de sua empresa é uma das provas de que há espaço para empreender e inovar na região. “Não precisa começar com um grande negócio, com muito dinheiro. Basta ter boas ideias, buscar oportunidades e muito trabalho”, destacou.
Também participaram do painel Aurora Zen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Allan Seeber (Unipampa) e Rodrigo Girondo (GetNet).
Depois, Aurora Zen foi a responsável por ministrar a primeira palestra da noite, com o tema “Da revolução industrial a revolução Digital - Empreendedorismo e paradigmas”.
Rodrigo Girodo e Leandro Siminovich, da GetNet, encerraram as atividades da noite com a palestra “Inovação: inova+ação”.


Programação do simpósio

Hoje
9h - Credenciamento
10h - Projetos iniciais com a IDE Arduíno - Leandro Camargo
13h - Credenciamento
14h - Canvas - Modelo de Negócios - Bernardo Machado
16h - Habilidades em comunicação por Dale Carnegie - Leandro Oliveira
18h - Credenciamento
19h - Opera - Augusto Hamm
20h - Tunel Lab - Leandro Camargo
21h - Oficina de líderes - Helena Assumpção

Amanhã
9h - Credenciamento
10h - Business Process Model and Notation (BPMN) SGPampa Jr. (Unipampa)
13h - Credenciamento
14h - Gestão Empresarial – Daniel Nalério
16h - Desaign Thinking – Camila Gomes e Daniel Martin
18h - Credenciamento
19h - Chip Inside – Leonardo Guedes
20h - SXSW- Tiago Nunes
21h - Encerramento

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...