MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Advogados participam da Interiorização da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado

Publicada em 17/08/2017
Advogados participam da Interiorização da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissionais do Direito apresentaram manifestações sobre rotina forense

O projeto de Interiorização da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) teve sua etapa local realizada ontem. Na sala do júri do Fórum de Bagé, o desembargador Altair de Lemos Júnior, responsável pela Ouvidoria do TJ/RS, recebeu os advogados da cidade e escutou suas manifestações sobre o andamento da rotina do Poder Judiciário.
O desembargador explica que o projeto se estende até metade de 2018, quando deve completar as visitas às 15 comarcas selecionadas. A Comarca de Bagé foi escolhida devido a sua relevância e grande volume de processos.
Durante as visitas, que servem como descentralização da Ouvidoria, que funciona em Porto Alegre, os advogados apresentam suas manifestações, que podem ser dúvidas, reclamações, sugestões e elogios. Lemos comenta que, em Bagé, as manifestações mais frequentes foram sobre a morosidade de tramitação de processos.
O ouvidor explicou que na maioria das comarcas, salvo algumas peculiaridades, as manifestações se assemelham, como reclamações pela falta do número de servidores e juízes necessários. Em Bagé não há falta de servidores. A única vaga em aberto, para o cargo de juiz de Direito, deve ser preenchida em breve, com edital de remoção aberto pelo TJ/RS. Com as informações obtidas na interiorização, o levantamento será encaminhado para o Tribunal, que utilizará os dados para um planejamento estratégico.
O presidente da Subseção de Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bagé), Marcelo Marinho, afirma que iniciativas como esta auxiliam na melhoria da prestação de serviços processuais em todas as comarcas. “Para nós, como operadores de Direito, é muito importante termos esse acesso para mostrar quais as dificuldades que enfrentamos nas lidas forenses. O serviço prestado pela Ouvidoria é importante não somente para os advogados, mas também para a cidadania”, destacou.
As ouvidorias foram criadas em 2010, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão é aberto ao público, além dos profissionais da área do Direito, para manifestações quanto ao serviço do TJ/RS. De lá para cá, a Ouvidoria vem crescendo em tamanho e importância e hoje já registra uma média de mil manifestações por mês, sendo uma média de 70% encaminhadas por e-mail.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br