MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Começa obra de saneamento em Aceguá no Uruguai

Publicada em 17/08/2017
Começa obra de saneamento em Aceguá no Uruguai | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Previsão de conclusão é de dois anos

Após cinco anos de espera, o Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado ganha forma em Aceguá, no Uruguai. A obra, com recurso do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), iniciou na segunda-feira. A previsão é de que os trabalhos encerrem em dois anos. No Brasil, a projeção da Prefeitura de Aceguá é que seja realizada a licitação em até quatro meses. O serviço pode iniciar em março de 2018.
A obra será realizada pelo Focem, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Prefeitura de Aceguá e Obras Sanitárias del Estado (OSE) do Uruguai. O Focem dará um aporte de 5,7 milhões de dólares e o restante, 1,9 milhão de dólares, será custeado em contrapartida pela Corsan e OSE.
O projeto abrange nove quilômetros de rede de coleta, distribuição e tratamento, e irá beneficiar cerca de 2,5 mil pessoas, englobando 100% das residências da sede do município. Conforme o alcalde de Aceguá, Ruben Almeida, a obra no lado uruguaio será realizada em 50 quadras e está empregando cerca de 60 pessoas.
O alcalde afirma que está muito contente com o início da obra, visto que trará mais saúde, higiene e desenvolvimento. "Acredito que irá atrair novos investidores", avalia.


Dificuldades no lado brasileiro

Em solo brasileiro, o processo ainda tem alguns entraves. De acordo o prefeito de Aceguá, Gerhald Martens (doutor Geraldo), do PSDB, ainda está em andamento o processo de desapropriação das áreas que irão abrigar uma das estações de tratamento. Também existe uma dívida do Brasil com o Focem e o recurso não pode ser liberado enquanto não for regularizada a pendência.
Martens salienta que na quarta-feira houve uma reunião, em Porto Alegre, e ficou definido que a Corsan irá concluir o processo licitatório em até 120 dias, com previsão de início da obra para março do próximo ano. O prefeito salienta que a obra já possui licença de instalação liberada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado foi apresentado ao Focem, em 2012, na outra gestão de Martens, e teve o convênio assinado em 2013, pelo ex-prefeito Júlio Pintos, do PMDB. A obra foi aprovada em 2013. Em 2015 foi liberada a licença ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Em julho de 2016, a Corsan realizou um processo licitatório para compra de materiais, que foi cancelado pelo Focem. No início deste ano, a prefeitura cedeu o uso de uma área pública do município de Aceguá para a Corsan, onde deve ser construída uma estação de bombeamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br