ANO: 25 | Nº: 6254
17/08/2017 Cidade

Minicursos e palestras marcam o segundo dia do Simpósio de Empreendendorismo e Inovação

Foto: Tiago Rolim de Moura

Equipamento pode ter várias funcionalidades
Equipamento pode ter várias funcionalidades

Após a abertura, na noite de terça-feira, com o auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lotado, teve prosseguimento, ontem, a terceira edição do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha. O segundo dia de evento foi voltado para palestrantes e professores de Bagé.
A programação iniciou às 10h, com o minicurso sobre IDE arduino. A aula aconteceu no laboratório de informática da Unipampa e foi ministrada pelo bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e professor do Instituto Federal sul-riograndense (IFSul) Leandro Camargo.
Conforme Camargo, o minicurso apresentou a placa arduino, que é um equipamento de baixo custo e pode ter funcionalidades diferentes. O professor distribuiu kits com o instrumento e, durante a apresentação, os alunos puderam conferir, na prática, como funciona o dispositivo. “A placa é chamada de internet das coisas, e, de acordo com a programação, pode emitir alertas e monitorar vários equipamentos”, disse.
Camargo salientou que o valor da placa é baixo e é possível programá-la e comercializá-la. “Ensinamos como interligar os sensores. A placa pode auxiliar no campo, com alertas sobre umidade”, exemplificou.
Na parte da tarde, Bernardo Machado apresentou o "Modelo de Negócios baseado no Sistema Canvas" e Leandro Oliveira falou sobre as "Habilidades em comunicação por Dale Carnegie". A noite Augusto Hamm palestrou sobre o sistema Opera e Camargo falou sobre Tunel Lab.
O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé e organizado em conjunto pelo IFSul, Unipampa, Núcleo de Empreendedorismo do Pampa, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Associação de Jovens Empreendedores (AJE), com o apoio da Urcamp. Hoje o encerramento está previsto para as 21h.


Programação
9h - Credenciamento
10h - Business Process Model and Notation (BPMN) SGPampa Jr. (Unipampa)
13h - Credenciamento
14h - Gestão Empresarial – Daniel Nalério
16h - Design Thinking – Camila Gomes e Daniel Martin
18h - Credenciamento
19h - Chip Inside – Leonardo Guedes
20h - SXSW- Tiago Nunes
21h - Encerramento

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...