MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Minicursos e palestras marcam o segundo dia do Simpósio de Empreendendorismo e Inovação

Publicada em 17/08/2017
Minicursos e palestras marcam o segundo dia do Simpósio de Empreendendorismo e Inovação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipamento pode ter várias funcionalidades

Após a abertura, na noite de terça-feira, com o auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lotado, teve prosseguimento, ontem, a terceira edição do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da Campanha. O segundo dia de evento foi voltado para palestrantes e professores de Bagé.
A programação iniciou às 10h, com o minicurso sobre IDE arduino. A aula aconteceu no laboratório de informática da Unipampa e foi ministrada pelo bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e professor do Instituto Federal sul-riograndense (IFSul) Leandro Camargo.
Conforme Camargo, o minicurso apresentou a placa arduino, que é um equipamento de baixo custo e pode ter funcionalidades diferentes. O professor distribuiu kits com o instrumento e, durante a apresentação, os alunos puderam conferir, na prática, como funciona o dispositivo. “A placa é chamada de internet das coisas, e, de acordo com a programação, pode emitir alertas e monitorar vários equipamentos”, disse.
Camargo salientou que o valor da placa é baixo e é possível programá-la e comercializá-la. “Ensinamos como interligar os sensores. A placa pode auxiliar no campo, com alertas sobre umidade”, exemplificou.
Na parte da tarde, Bernardo Machado apresentou o "Modelo de Negócios baseado no Sistema Canvas" e Leandro Oliveira falou sobre as "Habilidades em comunicação por Dale Carnegie". A noite Augusto Hamm palestrou sobre o sistema Opera e Camargo falou sobre Tunel Lab.
O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé e organizado em conjunto pelo IFSul, Unipampa, Núcleo de Empreendedorismo do Pampa, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Associação de Jovens Empreendedores (AJE), com o apoio da Urcamp. Hoje o encerramento está previsto para as 21h.


Programação
9h - Credenciamento
10h - Business Process Model and Notation (BPMN) SGPampa Jr. (Unipampa)
13h - Credenciamento
14h - Gestão Empresarial – Daniel Nalério
16h - Design Thinking – Camila Gomes e Daniel Martin
18h - Credenciamento
19h - Chip Inside – Leonardo Guedes
20h - SXSW- Tiago Nunes
21h - Encerramento

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br