MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Moradores da Cohab questionam aumento da conta de água

Publicada em 18/08/2017
Moradores da Cohab questionam aumento da conta de água | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Olga está encabeçando protesto

O novo modelo de cobrança da água, que entrou em vigor no início do mês, tem causado desconforto para moradores do Núcleo Habitacional Ney Azambuja (Cohab). O valor cobrado no modelo anterior, com base na área construída dos imóveis, era fixo, de R$ 18, e agora, diante do sistema que considera o volume consumido, algumas contas ultrapassaram R$ 100. Para rever a tarifa, dois moradores estão coletando assinaturas, pedindo soluções ao Departamento de Água, Arroios Esgoto de Bagé (Daeb).
Conforme a cabelereira Olga Silveira de Azambuja, 60 anos, que vive na Cohab há 27 anos, quando o núcleo foi criado, as pessoas sorteadas eram consideradas de baixa renda. Hoje, algumas recebem um salário mínimo ou um pouco mais. Com isso, não se enquadram na tarifa social estabelecida pela lei municipal.
Olga relata que o departamento colocou um hidrômetro para cada bloco e o valor é dividido entre os apartamentos. Mas, segundo a moradora, há uma discrepância no preço. “O aumento, em alguns casos, foi mais de 500%”, ressalta. A cabeleireira frisou que o salário irá subir 4,5% "e não tem sentido a tarifa ser tão alta".
Segundo o eletricista autônomo José Carlos Belo, 57 anos, a coleta de assinaturas iniciou no sábado e já teve adesão de mais de 200 pessoas. Belo informa que alguns moradores se enquadram na tarifa social por terem renda inferior a um salário mínimo.
O autônomo enfatizou, ainda, que as listas do abaixo assinado estão circulando em todos os blocos da Cohab e a intenção é abranger as 576 famílias que residem no núcleo. Logo após, a ideia é ir até o Daeb tentar reverter os valores. “Estamos tendo dificuldades de encontrar todos os moradores, porque as pessoas trabalham”, lembrou.


Debate na Câmara

Belo e Olga procuraram o vereador Lélio Lopes, do PT, para auxiliar nos trâmites. O parlamentar falou sobre o tema na sessão da Câmara de Vereadores, ontem. O líder do governo no Legislativo, Graciano Aristimunha, do DEM, também abordou o assunto. Ele defendeu o Daeb e afirmou que a autarquia irá buscar soluções para o problema.


Proposta

A direção do Daeb, através da assessoria de comunicação, salientou que está sendo elaborada uma proposta de adequação na lei que institui a tarifa, para atender moradores de condomínios residenciais provenientes de programas de habitação de interesse social, como a Cohab. O departamento não informou prazo para a conclusão da proposta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br