MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Novo olhar sobre o Pampa

Publicada em 18/08/2017

O bioma Pampa não é considerado como patrimônio nacional. A caracterização depende de uma alteração na Constituição. Uma proposta, neste sentido, tramita no Senado desde 2009, mas com poucos avanços. No ano passado, inclusive, a Casa sediou debate para pressionar os parlamentares. O saldo desta estratégica, que forçou uma agenda positiva em relação aos campos sulinos, é singelo, mas pode evoluir. Agora, pelo menos, existe espaço na pauta de investimentos relacionados à preservação.
Por meio de seis chamadas públicas, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai selecionar projetos que integrem soluções de impacto social a partir da interseção entre as seguranças hídrica, energética e alimentar em cinco biomas. A lista, surpreendentemente, inclui o Pampa. Os recursos serão distribuídos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, além de promover os editais, também realizará feiras, mostras e olimpíadas científicas. O contexto é positivo para a retomada do debate sobre a valorização da vegetação que integra a cultura dos gaúchos.
O investimento integra o planejamento ligado à Agenda 2030, acordo internacional, firmado através da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. As diretrizes foram criadas para estimular ações voltadas à erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, mudança do clima, cidades sustentáveis, industrialização, infraestrutura e proteção dos ecossistemas terrestres. O principal avanço, para o Pampa, é o reconhecimento da responsabilidade do Brasil sobre a biodiversidade de uma região única no mundo.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br