MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Simvet aborda, na Expointer, novas regras de combate à brucelose e tuberculose

Publicada em 18/08/2017

A nova atualização no regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) será tema de palestra organizada pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), no próximo dia 31 de agosto, durante a Expointer. A partir das 14h, na Casa do Médico Veterinário, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, representantes do Ministério da Agricultura irão abordar as mudanças previstas pela Instrução Normativa nº 10/2017, que atualiza a IN 19 de outubro do ano passado.
De acordo com a presidente do Simvet/RS, Angélica Zollin, a Instrução Normativa (IN) 10 vai modernizar o PNCEBT ao promover a diminuição do tempo necessário para que as propriedades sejam declaradas como livres ou não de tuberculose e brucelose. “Vale ressaltar que o processo ganhará mais agilidade”, explica. Dados do Ministério da Agricultura apontam que, no início de 2016, 1,08 mil propriedades eram consideradas livres de brucelose e tuberculose animal, mas o número caiu para 946 na atualidade. A presidente do Simvet/RS salienta que o maior número de profissionais habilitados tem ajudado à identificação mais rápida dos focos. "Isso não significa que apareceram mais casos das doenças. Elas já estavam lá, mas com o aumento de profissionais habilitados, mais ocorrências serão identificadas e com isto conseguiremos de forma mais rápida sanear o rebanho e erradicar as doenças. Por isto é importante que estes veterinários sejam treinados e habilitados a executar os exames", destaca.
Uma primeira atualização foi realizada durante a Expoleite/Fenasul, durante o mês de maio, também em Esteio, com mais de 90 médicos veterinários presentes no recinto. Mas devido a uma nova alteração na legislação no período, foi necessária uma nova reciclagem para atualizar os veterinários habilitados a trabalhar. A programação do Simvet/RS, na Expointer, também contará com o lançamento da Cartilha da Federação Nacional dos Médicos Veterinários (Fenamev). O evento será no dia 31, a partir das 17h.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br