MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Liderança positiva

Publicada em 19/08/2017

A transparência precisa ser bem mais do que um discurso, sobretudo na administração pública. Neste sentido, os avanços garantidos pela política de dados abertos do governo federal, em destaque no ranking da Open Knowledge Foundation, sob a condição, inclusive, de líder, em nível de América Latina, precisam ser reconhecidos. Somos, de fato, referência em informações sobre orçamento público, resultados eleitorais, mapas nacionais, estatísticas socioeconômicas, leis em vigor e atividade legislativa. Mas ainda é possível aprimorar o sistema.
A discussão é complexa e requer familiaridade com alguns conceitos. Devemos ter bem clara, por exemplo, a concepção de dados. Falamos de informações colocadas à disposição da sociedade, em formatos que podem ser compreendidas. No Brasil, esse sistema é gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A pasta trabalha, basicamente, para que qualquer pessoa possa utilizar números oficiais, sob a exigência de mencionar a autoria. Trata-se de um processo constante, que envolve diferentes fatores.
Diferentes fatores são avaliados pela Open Knowledge Brasil, organização sem fins lucrativos que promove conhecimento livre. O levantamento tem como objetivo ‘orientar e identificar elementos que possam obstruir o desempenho da administração pública com relação a dados abertos’, de acordo com publicação do Ministério, que comemorou a liderança continental. O mais importante, entretanto, é observar os pontos que precisam avançar. E as mudanças não devem servir apenas para manter posições, mas, principalmente, para tornar ainda mais transparente o acesso às fontes públicas.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br