ANO: 24 | Nº: 6161
19/08/2017 Segurança

Secretaria admite que divulgou dados errados sobre homicídios no Estado

A Secretaria de Segurança Pública admitiu que divulgou dados errados sobre o número de homicídios registrados no Rio Grande do Sul em 2016. A denúncia de que o governo do Estado estaria alterando os números foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa e nas redes sociais pela deputada Stela Farias, do PT. Ao reconhecer o erro, a pasta se compromete a “trabalhar com ainda mais afinco no sentido de evitar que este episódio se repita”.
De acordo com a parlamentar, o secretário de Segurança do Estado, Cézar Schirmer, divulgou que, em 2016, foram 2608 homicídios no Estado, mas a soma no site da secretaria era de 3197. Inicialmente, a pasta contestou a deputada, mas, na tarde de quarta-feira, o órgão divulgou uma nota admitindo o erro.
A secretaria diz que “imediatamente após o relato da deputada Stela, deu-se início a um criterioso processo de auditoria”. O resultado, segundo a SPP, mostrou que os dados relacionados ao crime de homicídio foram publicados de forma errônea. “Ao invés de ser divulgado o número de ocorrências (padrão nacional e estadual), foi publicado o número de vítimas. Isto fez com que existisse uma diferença nos índices apresentados”, afirma a nota.
Stela afirma que vai levar o caso ao Ministério Público Estadual (MPE), porque se trata, na sua avaliação, de ‘uma manipulação grosseira dos números da segurança’. “A população gaúcha tem o direito à informação verdadeira e o poder público deve utilizar estatísticas confiáveis e detalhadas para produzir políticas públicas eficientes””, afirmou a deputada.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...