MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Bioplastia no nariz

Publicada em 21/08/2017
Bioplastia no nariz | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipe que está aprendendo a utilizar o procedimento

Na busca pelo visual perfeito, homens e mulheres estão cada vez mais mudando detalhes do visual da face. Um dos campeões de mudanças é o nariz, detalhe mais marcante do rosto. Há diversos procedimentos para chegar ao nariz que se deseja, e um deles é a bioplastia, que está na lista dos mais populares no Brasil.

Bioplastia é a técnica de preenchimento da pele e pode ser realizada, por profissional especializado, em diversas partes do corpo. Existe o preenchimento de nariz, mas também o da face como um todo, para preenchimento de rugas e esticar a pele; para remover marcas da idade; nos lábios, para aumentar o tamanho ou o formato da boca; no queixo, para mudar a forma, dentre outros.

Nesta edição, o cirurgião-dentista Leandro Saavedra explica que o procedimento pode ser feito no próprio consultório, por meio de anestesia local. Como não é uma cirurgia plástica, o tratamento estético pode ser feito a qualquer momento e o paciente poderá ir para casa e continuar suas atividades normalmente.


Como funciona a bioplastia?

O odontólogo informa que a bioplastia nada mais é que um preenchimento cutâneo, ou seja, das camadas da pele. Porém não é algo superficial, e sim nas camadas mais profundas da pele. “Microgrânulos feitos de materiais biocompatíveis são inseridos na pele para que ela aceite o procedimento como uma parte natural do seu corpo”, explica.

Segundo o profissional, os materiais responsáveis pelo preenchimento da região tratada podem ser definitivos ou temporários, sendo que o mais comum é o ácido hialurônico.

O tratamento foi inventado para corrigir imperfeições e eliminar a necessidade de uma plástica, argumenta o especialista. “Contudo, tudo o que torna as pessoas mais bonitas acaba entrando no universo da beleza e este tratamento foi muito positivo para a correção de imperfeições na pele”, declara Saavedra.

A bioplastia é chamada de plástica sem cortes ou rinoplastia não cirúrgica, conta o cirurgião-dentista. “Requer uma anestesia local apenas porque envolve uma agulha, mas é considerado um procedimento seguro e o paciente estará acordado o tempo todo. Como é um preenchimento, normalmente serve para pessoas com nariz de tamanho normal, que desejam aumentar alguma parte dele”, esclarece.

A aplicação do material é feita em uma região bem específica: perto do osso, para aderir a ele, e no meio do músculo, para que este se reeduque no formato e faça o preenchimento funcionar. A aplicação é feita logo após uma anestesia, e por isso não costuma doer. Todo o procedimento mais ou menos uma hora e o inchaço permanece na pele por no máximo dois dias.


Que casos podem ser tratados com bioplastia no nariz?

O procedimento é ideal para pessoas com alterações no dorso do nariz, também conhecida por calombo. E é algo simples de entender, destaca o odontólogo: “Afinal, que problema estético é esse? Não se trata de uma questão de tamanho ou largura, mas sim de irregularidade no dorso. Logo, para consertar este pequeno defeito, basta deixar o dorso reto. Para isso, há duas alternativas: reduzir o calombo ou aumentar o resto do dorso. E é justamente essa segunda opção que a bioplastia abrange, sendo feitos preenchimentos na raiz (região entre as sobrancelhas) e/ou na supraponta do nariz, de modo que todo o dorso fique mais alto, disfarçando a alteração”, explica o profissional.

Por ser um preenchimento, ou seja, adição, este não é um procedimento indicado para quem tem nariz grande. E esta é uma questão que deve ser bem esclarecida. Não é que quem tenha nariz grande não possa se beneficiar da bioplastia nasal. Pode, sim, garante o dentista. “Acontece que ela não corrige nariz grande, apenas corrige imperfeições, buracos e desvios”, complementa.

A questão do nariz grande é importante porque, às vezes, não sabemos ao certo qual é nosso problema estético, mas apenas que “há algo errado”. “Pode ser que se atribua o efeito (visual não estético) a causas erradas. A pessoa pode, por exemplo, achar que o problema está no comprimento do nariz, quando, na verdade, o que não lhe agrada é o calo ósseo. Neste caso, a bioplastia pode lhe ser útil”, esclarece.

Pessoas com dorso muito baixo (característica presente em asiáticos). Também podem melhorar sua fisionomia com a bioplastia, de modo a deixar o nariz com uma aparência mais fina e definida. Nestes casos, é feita uma elevação de todo o dorso.

 

Ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é temporário, tendo duração de sete a 12 meses. Esta é a substância mais indicada para preenchimentos faciais, visto que se trata de uma molécula produzida pelo nosso próprio corpo, ou seja, é um material natural.

Por se tratar de uma molécula presente em nosso organismo, a rejeição é um risco praticamente descartado. Não há relatos de complicações decorrentes do preenchimento com este material e, em verdade, é tido como um procedimento extremamente seguro.

"Os únicos 'probleminhas' que podem acontecer são facilmente tratados e desaparecem em poucos dias – incluem vermelhidão, inchaço e endurecimento da região", acrescenta o profissional.


Combate ao envelhecimento

O tratamento sem cortes ficou famoso por conta de sua alta capacidade de remover rugas, comenta o cirurgião-dentista. “Ao contrário dos preenchimentos de colágeno, o corpo não dissolve a substância, tornando-se um tratamento mais eficiente. O procedimento pode ser feito no rosto e é considerado um método seguro, e por isso está se tornando popular”, completa.

Saavedra informa que o preenchimento de rugas é um dos métodos mais comuns no Brasil e torna-se cada vez mais popular. “Costuma ter como público mulheres e homens dos 40 aos 70 anos e é um dos mais queridos entre os novos tratamentos para eliminar sinais de idade avançando”, garante.

O realce de traços da beleza, como a própria bioplastia no nariz, também é um tratamento comum. É possível deixar as maçãs do rosto menos fundas e eliminar algumas marcas na pele. Também há diversos outros tratamentos fáceis de fazer e sem riscos.

 

Vantagens da bioplastia de nariz

• Não é uma cirurgia plástica e por isso não tem cortes e mesas de cirurgia.

• É um procedimento rápido, durando uma hora no máximo.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br