MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Longe de ter uma lógica

Publicada em 21/08/2017

A distribuição de recursos não prioriza o deficit de vagas no sistema prisional. É o que comprova a avaliação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O cenário, ainda de acordo com a Corte, provoca desigualdades na concessão de verbas. Na prática, o trabalho demonstra que o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, inserido no Plano Plurianual 2012-2015 para amenizar a precária situação dos presídios brasileiros, não obteve os resultados esperados. Os números são contundentes.
Até junho, cerca de 51% das obras do programa estavam paralisadas, não haviam sido iniciadas ou apresentavam avanço físico inferior a 30%. Entre as principais causas para o não atingimento das metas, de acordo com nota emitida pelo TCU, com base nas auditorias, estão a demora, tanto na aprovação das propostas, quanto na conclusão de licitação. O contexto que impede os avanços inclui, inclusive, a apresentação de projetos e orçamento deficientes. Fica nítido que esta não é uma agenda prioritária.
No tocante à relação entre a demanda por vagas e investimentos, o Tribunal identificou que 'os recursos recebidos pelos estados não são proporcionais ao deficit'. A prova de que falta critério também é evidenciada por números. Em 2015, por exemplo, o estado do Tocantins recebeu R$ 22,8 milhões em recursos federais para amortizar um deficit de 709 vagas. No mesmo período, o Maranhão, que apresentava deficit de três mil vagas, recebeu apenas R$ 7 milhões. Longe de uma lógica de gestão, o setor depende de uma revisão geral, que o coloque em posição de destaque na pauta de prioridades para a segurança.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br