MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Corrida Fantástica anima tarde no kartódromo

Publicada em 22/08/2017
Corrida Fantástica anima tarde no kartódromo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Tradicional palco de disputas em alta velocidade, o Kartódromo Ayrton Senna, em Bagé, se encheu de alegria e risadas ontem. Com o sol e clima ameno, a 4ª edição da Corrida Fantástica lotou o local e transformou a tarde em uma grande celebração aos direitos e acessibilidade durante a atividade de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência.
A presidente da Associação Bajeense de Pessoas com Deficiência (Abadef), Cimone Gonzales, uma das organizadoras do evento, comenta que a atividade foi pensada por ela a partir de uma atividade semelhante, realizada em Porto Alegre, onde o filho, Hermann, consulta. “A tarde de hoje (ontem) mostra como deveria ser o dia a dia dessas crianças sempre, com respeito e acolhimento”, destaca.

Mudanças
O evento vem crescendo em número de participantes. Em 2016, a terceira edição da corrida trocou a pista em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pela Avenida Internacional, em Aceguá. A Secretaria de Educação da Princesa da Fronteira é parceira da atividade desde a primeira edição. Neste ano, houve uma nova mudança de local.
Na avaliação de Cimone, o kartódromo oferece uma estrutura mais adequada para a atividade. “Ainda não tínhamos feito aqui por causa da questão do deslocamento, que exige transporte para todos os participantes, mas recebemos o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) com a estrutura e o transporte”, informa.
Ao todo, foram 56 participantes inscritos, com integrantes da Abadef, Apae, Sejel e Secretaria de Educação de Aceguá. Assistidos do Centro de Atenção Psicossocial Saúde Mental (Caps Saúde Mental) fizeram parte do público que prestigiou a corrida. Os integrantes participaram de três categorias: livre, cadeirante e baixa mobilidade.


Valorização

Em sua segunda corrida, Júlio Marcos Chinaipe transformou sua cadeira de rodas em um verdadeiro avião, o que, com a ajuda da mãe, Margarete Walim Chinaipe, ajudou a conquistar o primeiro lugar. Ele conta que no ano passado também conquistou o troféu, mas na ocasião transformou a cadeira em um batmóvel, em homenagem ao super-herói favorito, Batman.
“Ele adora. Pena que a corrida só acontece uma vez por ano, durante a semana que o assunto das pessoas com deficiência surge com mais força. Gostaria que as pessoas com deficiência não fossem vistas e celebradas apenas durante esta semana”, comenta Margarete.
Ela conta que o filho gosta tanto da atividade que acordou de madrugada, já querendo pilotar o avião improvisado para a corrida. “Ele acordou às 4h30min da manhã, querendo sair já”, conta, às risadas.


Programação

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participa das ações da Semana da Pessoa com Deficiência, até o dia 28 de agosto. Ontem, as atividades iniciaram com supervisão do projeto “Brincar na Praça”, na Praça de Esportes.
Na quinta-feira, a partir das 15h30min, no Caminho da Luz, a professora Josefa Souza e a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Maria Elaine Leon, farão um relato sobre a vida acadêmica de um aluno autista. O encontro terá a participação da educadora do Ensino Fundamental de alunos inclusos, Cátia Borba.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br