ANO: 25 | Nº: 6235
22/08/2017 Cidade

Postos de saúde ampliam temporariamente idade para vacinação contra HPV

Foto: Arquivo JM

Imunizados terão direito a duas doses subsequentes
Imunizados terão direito a duas doses subsequentes

As unidades de saúde de Bagé estão liberando a vacinação contra o HPV para homens e mulheres com até 26 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação, que vale para municípios de todo o País, vem do Ministério da Saúde, e tem o objetivo de evitar um possível desperdício de doses com prazo de validade até setembro de 2017.
A Secretaria Municipal da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que todas as unidades de saúde da cidade já estão aplicando as vacinas nos pacientes do sexo masculino, a partir dos 11 anos, e do sexo feminino, a partir de 9 anos. Após a finalização do estoque ou vencimento do lote, as vacinas voltarão a ser administradas apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas pelo SUS.


Ação

Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do setor de imunização, intensificou a vacinação contra o HPV e a meningite C nos adolescentes. Os profissionais do posto de saúde Camilo Gomes estão indo até as escolas municipais, estaduais e particulares para realizarem a vacinação. A vacina HPV quadrivalente também tem o objetivo de proteger contra cânceres de colo de útero, vulva, oral, pênis, ânus e verrugas genitais.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...