ANO: 25 | Nº: 6284
23/08/2017 Fogo cruzado

Famurs solicita suspensão dos decretos que estimulam importação de leite

Foto: Débora Szczesny / Divulgação Famurs

Federação apresentou posição ao vice-governador, ontem
Federação apresentou posição ao vice-governador, ontem

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo Dias, entregou, ontem, um ofício ao governador em exercício, José Paulo Cairoli, solicitando a suspensão dos decretos que estimulam a importação do leite através do Rio Grande do Sul. “Se continuarmos com esta política de incentivo à importação, vamos quebrar o produtor de leite”, ressaltou.
Desde o ano passado, 100 mil toneladas de leite em pó ingressaram no mercado brasileiro, sendo 64 mil via Rio Grande do Sul, de acordo com dados da Famurs. Em função da oferta, os preços de comercialização do produto nacional tiveram queda e, por consequência, as indústrias brasileiras foram forçadas a baixar os preços de aquisição de leite junto aos produtores. Com a situação, produtores familiares estão saindo da atividade leiteira e buscando outras alternativas.
Além da suspenção dos decretos, a Famurs também solicitou apoio para a implantação imediata de um programa de aquisição dos estoques de leite em pó produzido pelas indústrias e cooperativas do Estado. A pauta da federação inclui o apoio para a retirada imediata das licenças automáticas de importação de lácteos dos países do Mercosul e o apoio para promoção de um programa para o desenvolvimento de novos mercados (nacional e internacional) para a produção leiteira brasileira.
A Famurs busca, ainda, articulação para definição de uma política única de tributação dos lácteos importados, que permita ao produto nacional assegurar sua competitividade, aquisição de leite em pó para abastecimento dos programas institucionais do governo estadual e apoio para aquisição de 50 mil toneladas de leite em pó para abastecimento dos programas de aquisição de alimentos do governo federal.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...