MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ruibar Freitas segue na presidência do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Publicada em 23/08/2017
Ruibar Freitas segue na presidência do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ruibar Freitas é presidente do colegiado desde 2015

Em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a reunião para eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência aconteceu na manhã de ontem, no Instituto Caminho da Luz. O encontro contou com a presença de representantes das entidades de assistência social e do poder público de Bagé, que foram os responsáveis pela aclamação do novo colegiado.
O vice-presidente do Instituto Caminho da Luz, Ruibar Freitas, foi reeleito para presidir o conselho até agosto de 2019, sendo o único membro da antiga gestão a permanecer no mesmo cargo. O restante da chapa é formado pela vice-presidente Cimone Gonzalez Halberstadt, primeiro secretário Luís Diego de Oliveira, segunda secretária Fabiana Borges Lemos, e primeira e segunda tesoureiras, Luciane da Rosa Pereira e Gládis Ferreira Dávila, respectivamente.
Os novos conselheiros aproveitaram a reunião para debater dois temas: as adequações do transporte público e a renovação dos convênios das entidades que lidam com pessoas com deficiência (Apae, Caminho da Luz e Associação dos Deficientes Visuais de Bagé). De acordo com o presidente, o conselho já marcou uma nova reunião para o dia 12 de setembro, no Instituto Caminho da Luz, em que serão convidadas autoridades do poder público para tratar dos assuntos.
As instituições aguardam uma definição do município para a elaboração de um termo que possibilite o repasse por parte do poder público. A última informação repassada às entidades é que a análise da documentação estaria na Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos. Ficou definido, na reunião, a tentativa de uma agenda com o prefeito Divaldo Lara, do PTB, para tratar sobre o assunto, e também uma consulta ao Ministério Público, a respeito da situação.
Conforme Freitas, o principal desafio é manter o conselho funcionando efetivamente com a participação de seus integrantes. "Precisamos dessa participação para desenvolver projetos relacionados a políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência", reforça o presidente reeleito.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi estabelecido pela lei municipal nº 4.512, de 2007. Entretanto, sua primeira formação se deu apenas em agosto de 2015. A função do grupo é auxiliar, propondo, orientando e coordenando diretrizes, políticas e ações públicas que assegurem e criem condições para autonomia, integração e participação da pessoa com deficiência no cotidiano, sem qualquer tipo de preconceito.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br