MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Conferência Municipal discute demandas da vigilância em saúde

Publicada em 24/08/2017
Conferência Municipal discute demandas da vigilância em saúde | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A primeira Conferência Municipal de Vigilância em Saúde aconteceu, ontem, no plenário da Câmara de Vereadores de Bagé. Durante a manhã e tarde, profissionais da área e a comunidade interessada presenciaram palestras e oficinas dentro da temática geral “A política nacional de vigilância em saúde”, tendo como temas em destaque o fortalecimento dos serviços do Sistema Únicos de Saúde (SUS) e a ampliação de programas e ações de vigilância em saúde.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa Com Deficiência, e a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS). O responsável pela mediação foi o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Émerson Rodrigues da Silva.
A manhã de apresentações iniciou com as palavras da coordenadora do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Loiva Schardosim, sobre o funcionamento dos serviços realizados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
Em seguida, o coordenador de Vigilância em Saúde de Bagé, Marcelo Fernandes, discursou sobre os procedimentos dos eixos que formam o órgão municipal, destacando seus pontos fortes e fracos, com foco na vigilância sanitária e ambiental. Segundo Fernandes, mesmo com falta de estrutura física e mão de obra, a Vigilância em Saúde está fazendo o possível para atender a população.
O coordenador informa que, atualmente, uma das maiores preocupações do órgão é atuar pela prevenção contra a dengue. Até o momento, foram confirmados 244 focos da doença no município. Fernandes relata que os profissionais da vigilância em saúde continuam a enfrentar casos de rejeição à pesquisa, vindos principalmente das classes média e alta.
A conferência também contou com palestra ministrada pela coordenadora de Bioestatística e Epidemiologia da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Sheila Tavares. À tarde, os palestrantes foram o coordenador da Agroambiental, Fernando Campani, a coordenadora macroregional do Cerest em Pelotas, Maristela Irazoqui, e o presidente do Conselho Gestor do Cerest Macrosul, Gilson Lemos de Paula.
Após o período de palestras, os especialistas ministraram oficinas com foco em cada um dos quatro eixos de atuação da vigilância em saúde: vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e a saúde do trabalhador. Os resultados dos trabalhos foram reunidos em um documento com as principais demandas discutidas para serem entregues ao município. Durante a conferência, foram eleitos os delegados que participarão da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que ocorrerá de 6 a 8 de outubro, em Porto Alegre.

Novo coordenador
Na ocasião, também foi apresentado o novo coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Luiz Cláudio Vargas Etcheverry. Com mais de 30 anos na área, esta é a segunda vez que Etcheverry assume o cargo. O servidor afirma que entre suas metas para esta gestão, estão a capacitação dos postos de saúde, um melhor controle e  orientação de empresas com casos de acidentes, a criação de grupos de trabalho com sindicatos, a convergência com instituições públicas e a saúde do trabalhador.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br