ANO: 25 | Nº: 6312

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
25/08/2017 Caderno Ellas

Despedida da coluna Sabor em plena Sintonia

Foto: Viviane Becker

Fica o carinho da equipe do Caderno Ellas a eterna amiga Cenir Mendes Costa
Fica o carinho da equipe do Caderno Ellas a eterna amiga Cenir Mendes Costa

Sabor em plena Sintonia

Na quinta-feira, dia 17,  Bagé se despediu de Cenir Mendes Costa. Nesta semana, ela estaria comemorando 96 anos de vida com muita lucidez. Certamente estaria convidando as amigas para o chá da tarde em sua residência, como fez no ano passado. Na ocasião, ela preparou pessoalmente esses dois doces que compartilho a receita com nossos leitores, como uma forma de despedida da coluna.

Desde 2015, mensalmente dona Cenir  divulgava, no Caderno Ellas, suas receitas. Aqui fica o registro da nossa gratidão por essa empreendedora que deixou seu nome, dinamismo e determinação eternizados na história de Bagé. Hoje, divulgamos suas últimas receitas, para finalizar nossa parceria de amizade, admiração e carinho.

 

 

Torta de bombom

Ingredientes

-uma lata de leite condensado

-duas latas e meia de leite

-quatro colheres de chá maisena

-quatro gemas peneiradas

10 bombons

-uma xícara de chá de chocolate em pó

-quatro claras em neve

-cinco colheres de sopa de açúcar

-uma lata de creme de leite gelado sem soro

 

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, com as duas latas de leite, maisena e as gemas. Logo,  leve ao fogo até engrossar. Coloque em uma forma refrataria e corte os bombons em oito pedaços. Espalhe sobre o creme. Deixei esfriar por cinco minutos.

Para o creme leve o chocolate em pó e meia lata de leite ao fogo, até que fique no ponto de calda grossa. Espalhe sobre os bombons.  Bata as claras, junte o açúcar e misture o creme de leite, espalhe essa terceira camada e leve a geladeira.

Rende 20 porções

 

 Torta de chocolate com recheio de nozes e ameixa

Ingredientes

(massa pão de ló)

 -duas xícaras de farinha de trigo

-duas xícaras de açúcar 

-seis ovos

 

Bata separado as gemas e os açúcar, adicione uma xícara de leite quente. Misture bem e adicione a farinha de trigo peneirada por último. Logo após coloque as claras batidas e para finalizar uma colher de fermento peneirado. Misture bem e leve ao forno por 30 minutos.

 

 Parte com chocolate

-duas xícaras de chocolate

-uma xícara de farinha

-duas xícaras de leite

-seis gemas

-um cálice de essência de café

-essência de baunilha

-um cálice de vinho do porto

 

Modo de preparo:

Bata separado as gemas e os açúcar, adicione uma xícara de leite quente, misture bem e adicione a farinha de trigo peneirada nesta ordem. Logo, acrescente a essência de café, baunilha e o vinho do porto. Adicione por último as claras batidas finalize  com uma  colher de fermento peneirado. Misture bem e leve ao forno por 30 minutos.

 

Montagem:

Arme em camadas. Faça uma de  doce de ameixa. É só passar a ameixa no liquidificador (cuide para não desmanchar), com uma xícara de água e açúcar a gosto. Após leve ao fogo e ferva.

O recheio de doces de nozes é feito com  meio quilo de nozes. Desmanche no liquidificador até virar uma farinha. Coloque na panela  com uma xícara de açúcar e uma xícara de água. Bata três gemas batidas com açúcar e despeje nesta calda, que está no fogo.

 

Montagem:

Para facilitar pegue a massa de pão de ló e parta ao meio para que não fique muito alta e facilite para rechear.

Dona Cenir costumava usar a calda da compota de pêssego, para umedecer a massa ligeiramente. Faça uma camada com o doces de nozes e outra com a de ameixa.

"Se preferir acrescente uma camada com baba de moça ou doce de ovos", sugeriu a especialista na arte de fazer delícias.

Para finalizar derreta o chocolate em barra e despeje em cima do bolo para cobertura.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...