MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Discussão sobre autismo encerra ciclo palestras técnicas do Caminho da Luz

Publicada em 25/08/2017
Discussão sobre autismo encerra ciclo palestras técnicas do Caminho da Luz | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lenise sugere que pais procurem a ajuda de uma equipe multidisciplinar

Encerrando o cronograma de palestras técnicas da programação do Instituto Caminho da Luz para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a psicóloga Lenise Collares Nogueira abordou, ontem, para cerca de 90 pessoas, o tema “Transtorno do Espectro Autista”, no salão de atos da instituição.
Segundo Lenise, o autismo é um transtorno que prejudica o neurodesenvolvimento do indivíduo. A psicóloga apresentou dados, explicou alguns dos principais sintomas e a sua detecção, indicando características e dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem o transtorno. Ela destacou as dificuldades de comunicação, a rigidez emocional, a restrição de interesses e os déficits motores.
A maioria das pesquisas realizadas indica que 1% da população mundial tem autismo. Entretanto, revela que os profissionais contestam a veracidade destes números, já que muitos casos não são diagnosticados.

Relatos da vida acadêmica
A tarde também contou com o relato sobre a vida acadêmica do estudante do curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Cristiano Borba, 24 anos.
A palestra iniciou com o depoimento da mãe do rapaz, Cátia Borba, que contou sobre as preocupações e decisões tomadas para proporcionar uma vida mais tranquila para o jovem. Cátia aproveitou o momento para agradecer aos profissionais da universidade. “O trabalho da Urcamp é maravilhoso. Eles também atendem às diferenças”, declara.
A coordenadora do curso de Sistemas da Informação, Maria Elaine de Leon, e da psicopedagoga do Núcleo de apoio ao docente e discente (Nadd) da Urcamp, Josefa Oliveira de Souza, relataram sobre a vida do universitário e os trabalhos que a instituição realiza para a inclusão das pessoas com deficiência.
Segundo Maria Elaine, os professores adaptam as aulas para dar um tratamento adequado aos alunos especiais. Josefa afirma que o jovem iniciou os estudos com alguns receios, porém, graças ao apoio da equipe de profissionais da instituição, atualmente, Cristiano consegue acompanhar as aulas e não apresenta mais problemas para se locomover pelo campus da universidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br