ANO: 25 | Nº: 6208
25/08/2017 Cidade

Municípios da região definem programações da semana Farroupilha

Foto: Arquivo JM

Animais necessitam estar em dia com exame de mormo para desfile
Animais necessitam estar em dia com exame de mormo para desfile

As entidades tradicionalistas de Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Bagé, estão definindo, em parceria com as prefeituras, as programações e desfiles da semana Farroupilha. Aceguá será a única cidade da região que fará uma cavalgada para a busca da chama em São Gabriel. Bagé e Candiota irão trazer o fogo de Mostardas. Hulha Negra irá receber uma centelha das associações de cavalarianos dos dois municípios. As quatro cidades irão realizar o desfile no dia 20 de setembro.
Conforme o presidente do Movimento Tradicionalista de Aceguá (MTA), Marcos Vilamil, hoje haverá uma reunião com as oito entidades do município para definir a data do desfile. Ele salienta que há solicitação para que seja realizado, no domingo (17 de setembro), visto que, além de ser melhor para o comércio local, possibilita a vinda de cavaleiros de cidades uruguaias e também de municípios da região.
Vilamil informa que a cavalgada em busca da chama irá contar com 18 cavalarianos, que partem no dia 5 de setembro para São Gabriel. Eles devem percorrer 254 quilômetros. A chegada, em Aceguá, e distribuição da centelha para as entidades, será no dia 13 de setembro.


Hulha Negra

Em Hulha Negra, o desfile será no dia 20 de setembro. A chama será recebida no dia 12, em Seival, e distribuída no dia 13, no CTG Herdeiros do Sepé, localizado no assentamento Sepé Tiarajú. A secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Delabary, salienta que na segunda-feira haverá reunião com as entidades para definir a programação.


Candiota

A recepção dos cavalarianos em Candiota está prevista para o dia 12, às 10h, no Marco da Batalha do Seival (no quilômetro 142 da BR-293). A entrega da centelha será às 12h.
Conforme o assessor técnico da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, Marco Viera, o desfile será no dia 20 de setembro, às 15h30, porém a programação inicia às 14h, com o show de Marcelo Oliveira. Às 16h30 haverá encontro de invernadas e às 18h, show com a banda Pegada. Vieira lembra que cada entidade tradicionalista tem sua própria programação durante os festejos Farroupilha.


Rainha da Fronteira

Em Bagé, parte da programação foi definida na terça-feira. Cerca de 29 entidades tradicionalistas devem participar do desfile. A semana Farroupilha inicia com a distribuição da chama no Parque do Gaúcho, em uma solenidade que acontece no dia 13 de setembro, às 18h. No dia 17, será realizada a primeira etapa da competição de laço Mateus Brondani. No dia 20 de setembro, após o tradicional desfile na avenida Sete de Setembro, os cavalarianos devem se deslocar até o Parque do Gaúcho, onde haverá gineteada. A competição de laço se encerra no domingo, dia 24 de setembro.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...