ANO: 26 | Nº: 6523
26/08/2017 Cidade

Bagé presta homenagem aos 192 anos da independência do Uruguai

Foto: Tiago Rolim de Moura

Celebração marcou os 192 anos de independência do país vizinho
Celebração marcou os 192 anos de independência do país vizinho

A sexta-feira foi de festa e celebração para os uruguaios. Há 192 anos, no dia 25 de agosto de 1825 foi proclamada a independência da República Oriental do Uruguai. Como Bagé possui uma grande comunidade uruguaia, a cidade faz parte da rota de celebrações.
O cônsul do Uruguai em Bagé, Mário Liori, recebeu convidados para uma celebração junto ao busto do General José Gervasio Artigas, considerado o “pai da pátria uruguaia”. A solenidade foi montada no arco da avenida que leva o nome do herói uruguaio, com colocação de flores junto ao busto do general. Participaram da cerimônia, o presidente da Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos, Daniel Guasque, e integrantes da entidade e descendentes uruguaios e o representante do governo municipal, Elton Marques.
Liori destacou a importância da data. “Para todos os países, a data de celebração da independência é um sinal de maturidade da nação, após muita luta de ideais e física. É uma data que serve para melhorar o presente e impulsionar o futuro”, resumiu.
O cônsul observou que datas como estas são importantes para reunir os compatriotas que moram no exterior em uma celebração pelo Uruguai. “Bagé é um lugar especial, de fronteira entre os dois países, e há um entrosamento muito grande entre as nações. Somente aqui, nós temos cerca de sete mil uruguaios vivendo atualmente, mas esse número pode ser ainda maior”, comenta.
Atualmente, o Uruguai possui população estimada de 3,4 milhões de pessoas e conta com 700 mil vivendo em outros países. No Brasil, há uma contagem de, aproximadamente, 55 mil uruguaios, sendo 25 mil deles apenas no Rio Grande do Sul.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...