MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Para garantir o futuro

Publicada em 30/08/2017

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é estratégico para as prefeituras. Bagé, por exemplo, recebeu R$ 11.532.796,38, apenas em 2016, por conta do auxílio, repassado pela União. Ocorre que a transferência pode acabar. Para evitar que o apoio encerre, em 2020, o Congresso Nacional discute a criação de uma política permanente. A discussão é importante, mas ainda não ganhou espaço na agenda dos prefeitos.
O fundo, criado em 2007, reúne recursos estaduais e municipais destinados à educação básica. O Fundeb conta, ainda, com uma complementação do governo federal, para os estados que não conseguem alcançar um valor mínimo por aluno. E estes recursos só podem ser investidos no setor, conforme determinou o Tribunal de Contas da União, em decisão recente, relacionada ao pagamento de escritórios de advocacia, no estado do Maranhão. O fundo é uma garantia de futuro, sobretudo em um cenário de contenção.
O teto de gastos, estabelecido por emenda à Constituição, pode retirar até R$ 320 bilhões do setor até 2038. O alerta foi feito por Cesar Callegari, representante do Conselho Nacional de Educação, durante audiência promovida pela comissão especial que trata da proposta criada para tornar o Fundeb permanente. Os números reforçam a tese de que a medida é uma solução razoável. Cabe aos gestores municipais, agora, reforçar a defesa.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br