MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Na contramão do processo

Publicada em 31/08/2017

Contrariando uma tendência nacional, a população dos municípios da região cresceu entre 2016 e 2017. De acordo com estimativa divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.378 cidades apresentam redução populacional. Em pelo menos 53,6% as taxas de crescimento foram inferiores a 1%. Os dados alertam, ainda, para uma desconfortável disposição para concentração em grandes centros, movimento que só pode ser revertido através de políticas públicas que estimulem diferentes setores. A solução é complexa.
Mais de 56,5% da população brasileira vive em 310 municípios que têm mais de 100 mil habitantes, a exemplo de Bagé. As 42 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 30,2% da população do país, algo em torno de 62,6 milhões de habitantes. A pesquisa do IBGE aponta, por outro lado, que 68,3% dos municípios brasileiros possuem até 20 mil habitantes, a exemplo de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. Este contingente, entretanto, abriga apenas 15,5% da população.
O crescimento populacional é crucial para a gestão. As estimativas oficiais do IBGE servem de parâmetro para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Quanto maior a população, maior é o valor repassado pela União. Diferentes fatores podem contribuir para o fenômeno da concentração, em grandes metrópoles. A oferta de emprego, as condições de educação, saúde e infraestrutura integram esta lista. Ocorre que, a partir da lógica estabelecida, as cidades vivem um clima de competição, sem, porém, dispor de condições iguais. Tudo passa pelo desenvolvimento econômico.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br