MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeito assina termo de colaboração para entidades assistenciais

Publicada em 31/08/2017
Prefeito assina termo de colaboração para entidades assistenciais | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida viabiliza pagamentos de valores que haviam sido interrompidos em 2016

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, participou de um encontro com o secretário municipal da Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), e a representante da Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos, Júlia Sarmento, para a assinatura de um termo de colaboração com as entidades assistenciais e organizações de sociedade civil. Com a medida, as instituições devem voltar a receber os valores interrompidos em 2016.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Instituto Educacional Caminho da Luz, o lar de idosas Vila Vicentina, o Centro de Educação Alternativa, a Associação dos Deficientes Visuais de Bagé e o grupo Renascer passam a receber, mensalmente, a partir de setembro, os mesmos valores que já recebiam anteriormente. Os recursos foram interrompidos porque o prazo de vigência dos convênios encerrou e precisaram ser atualizados de acordo com as novas leis. “Estas entidades que prestam serviços, não para si, mas para os bajeenses, devem ser apoiadas pela gestão municipal, devido à grandeza do seu trabalho e o alcance social que possui”, afirma Divaldo.
Carneiro informa que o termo assinado está baseado no marco regulatório, que é uma lei que aumenta transparência na relação entre entidades e governo. “Somos uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a se adequar à lei, que é importante para que a comunidade possa acompanhar com mais lisura todos os trâmites e atividades referentes a estes serviços”, explica.


Legislação federal

A lei 13.019, que criou o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em sistema de mútua cooperação. A legislação define as diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil.
A legislação criou instrumentos jurídicos exclusivos para as parcerias, que podem ser estabelecidas por meio de termo de fomento, termo de colaboração e acordo de cooperação. Até então, as parcerias eram celebradas por convênios, dispositivos originalmente concebidos para disciplinar a transferência voluntária de recursos.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br