MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Uma das zonas eleitorais de Bagé pode ser extinta

Publicada em 31/08/2017
Uma das zonas eleitorais de Bagé pode ser extinta | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município conta com dois cartórios eleitorais e atende municípios da região

Um impasse envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional do Rio Grande do Sul (TRE-RS) pode resultar na extinção de uma das zonas eleitorais existentes em Bagé. A Corte gaúcha tenta reverter a posição para evitar a mudança. Não existe prazo para a decisão.
Em março, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, enviou um ofício ao presidente do órgão gaúcho, desembargador Carlos Cini Marchionatti, afirmando que 56 zonas eleitorais do Estado não cumprem os requisitos da resolução nº 23.520, em que um dos critérios estabelece que cada estrutura responda por, no mínimo, 100 mil eleitores. O rezoneamento eleitoral está sendo tratado em todo o País, buscando atender a contenção de gastos da Justiça Eleitoral.
De acordo com o diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho, o Rio Grande do Sul possui 173 zonas eleitorais. Deste total, 22 ainda correm o risco de extinção. Ele salienta que houve uma reunião, em Brasília, quando a representação do TRE-RS conseguiu reverter parcialmente a resolução. “Estamos na expectativa de reversão integral da determinação”, comenta.
Portinho salienta que municípios como Bagé, Caxias do Sul e Pelotas, que possuem mais de uma zona eleitoral, teriam a extinção de uma delas. Outros cartórios que funcionam em municípios diferentes, mas em cidades próximas, seriam fundidos.
No caso de Bagé, que tem duas zonas eleitorais, o diretor salienta que traria prejuízos para a estrutura, visto que as zonas atendem, também, aos municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra (sendo que a 142ª atende Hulha Negra, Bagé e Candiota, e a 7ª atende Aceguá e Bagé). “Não há um prejuízo direto para os eleitores. Os postos de atendimento devem ser mantidos, mas sem a presença de um juiz eleitoral”, ressalta.
O Rio Grande do Sul é o terceiro em número de municípios, no País, e o quinto no número do eleitorado. A organização do poder Judiciário do Estado tem 20 comarcas que não são zonas eleitorais. Existem, ainda, comarcas em condições de receber mais uma zona, como Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.
O Pleno do TRE-RS, ao comparar os critérios da resolução nº 23.520 do TSE com a situação local, julgou necessária a preservação do zoneamento eleitoral tal como se encontra, em benefício dos serviços eleitorais e do eleitor. O Estado conta, hoje, com 173 zonas eleitorais para atender 8.326.465 eleitores.
A comparação revela que a extinção hipotética de 10 zonas eleitorais regionais ocasionaria diminuição equivalente a 0,59% do orçamento atual, percentual ínfimo em relação ao que se exigirá do eleitorado em custos de deslocamento para cartórios situados a dezenas de quilômetros.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br