MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

De olho nas mudanças

Publicada em 01/09/2017

As medidas provisórias que alteram as regras do setor de mineração prometem revolucionar as receitas. Um dos focos das mudanças, aliás, está justamente centrado na arrecadação. A perspectiva é boa para as cidades que possuem jazidas, a exemplo de Candiota. Mas as condições ainda podem melhorar. E pressão não falta.
A principal articulação é feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A mobilização da representação dos prefeitos, inclusive, começa a colher frutos em meio a instalação das comissões mistas que vão avaliar as mudanças. Mais de 20 emendas parlamentares já foram protocoladas, com base em sugestões municipalistas.
A discussão está em uma fase crucial. A criação das comissões mistas, que reúnem deputados e senadores, representa, de fato, a primeira etapa da análise das propostas elaboradas pelo governo. Mas é nesse estágio que as medidas podem ser alteradas antes da votação, em caráter conclusivo, nos plenários da Câmara e do Senado. E a pauta é extensa.
Uma das matérias altera os percentuais da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). O recurso é fundamental para as prefeituras. A outra redação amplia o tempo de pesquisa mineral e exige responsabilidade ambiental do minerador. A importância destas medidas é inquestionável. Resta, aos prefeitos, acompanhar de perto para evitar surpresas no final do processo.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br