ANO: 25 | Nº: 6335
02/09/2017 Cidade

3° B Log celebra 73 anos com cerimônia de formatura

Foto: Tiago Rolim de Moura

Cerimônia aconteceu no pátio General João Severiano da Fonseca
Cerimônia aconteceu no pátio General João Severiano da Fonseca

Na manhã de sexta-feira, no pátio General João Severiano da Fonseca, o 3º Batalhão Logístico (3º B Log) realizou formatura alusiva aos 73 anos da unidade militar. Durante a atividade, personalidades bajeenses que contribuíram com o trabalho desenvolvido pela unidade, foram homenageados com o diploma Amigo do Batalhão.
Em seguida, o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Antônio José Costa Coutinho, conduziu a cerimônia, onde se pronunciou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela unidade. “Há 73 anos, o B Log fornece apoio logístico e administrativo, de forma silenciosa, constante e permanente a 13 unidades militares de Bagé, São Gabriel, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Jaguarão, e à sociedade bajeense”, destacou.
No curso do Plano de Reorganização do Exército Brasileiro, ocorrido em 1944, surgiu em 1° de setembro de 1944, a semente do 3° B Log, com a criação da 3ª Companhia Média de Manutenção, junto ao 3º Regimento Moto Mecanizado, atual 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em Bagé. Instalou-se no prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência, constituindo uma “Subunidade Orgânica de Manutenção” da 3ª Divisão de Cavalaria.
Em 31 de outubro de 1968, muda a denominação da 3ª Companhia Média de Manutenção para 3ª Companhia de Material Bélico, criando o Comando do Grupamento Logístico da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Brigada Patrício Corrêa da Câmara). Essas mudanças constituíram os novos elementos para a futura criação do 3º B Log.
Em 1971, o Grupamento Logístico da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada teve sua denominação alterada para 3º Batalhão Logístico, ficando este marcado como o “O Primeiro” do Exército Brasileiro e do Brasil, pelo fato da unidade ter sido a Primeira Organização Militar do Exército a adotar a atual estrutura de batalhão logístico.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...