MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Aumentando o controle

Publicada em 02/09/2017

Criado para garantir avanços, o Plano Nacional de Educação precisa, de fato, cumprir seu papel. A fiscalização, neste sentido, é primordial. Esta função, aliás, agora será exercida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Corte informou, na semana passada, que vai emitir relatórios anuais sobre o cumprimento das metas. A medida encontra razão em um contexto desconcertante.
O PNE foi criado em 2014, por meio de uma lei federal, estabelecendo prazos para o cumprimento de medidas que visam melhorar a qualidade do ensino brasileiro. O aumento do investimento e a valorização do professor estão entre as estratégias do planejamento. Só o TCU tem autoridade para avaliar e fazer cumprir. Desafios, aliás, não faltarão para os ministros.
Em entrevista à Agência Brasil, a presidente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, informou que "apenas seis das 30 metas e estratégias do PNE que deveriam ter sido cumpridas até 2017 foram alcançadas total ou parcialmente". É consenso, entre os educadores, que o Brasil deve ‘concentrar os esforços no combate às desigualdades educacionais’, conforme destacou a própria Priscila. Nada mais justo, nesse processo, portanto, que a criação de mecanismos de controle.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br