ANO: 25 | Nº: 6356
02/09/2017 Cidade

Programa Praças Conectadas deve lançar segundo ponto digital no domingo

Foto: Tiago Rolim de Moura

Sinal já está disponível na Praça Silveira Martins
Sinal já está disponível na Praça Silveira Martins

Iniciado pela Praça Silveira Martins, o projeto “Praças Conectadas”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, deve ganhar novo ponto de conexão neste final de semana. A expectativa é de que até o final do ano, mais quatro praças centrais contem com distribuição de sinal wi-fi gratuito.
O titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, explica que a praça Silveira Martins (praça do Coreto) já contava com projeto semelhante. Porém o sinal distribuído não era suficiente para abranger toda a praça. Assim, foi necessária uma adaptação de equipamentos, para aumentar a área de abrangência dos cinco mega bytes (MB) distribuídos no local. Cada IP (número que um computador ou um roteador recebe quando se conecta a Internet) terá limite de acesso de 60 minutos.

Neste domingo, durante a realização do primeiro Festival de Cervejas da Campanha, deve ser lançada a distribuição do sinal também na Praça da Estação. As próximas praças que devem receber o projeto são a de Esportes, das Carretas e Carlos Gomes. A intenção é de que até o final do ano, todos os pontos já estejam em pleno funcionamento.
Assim que for concluída a primeira fase, outros locais públicos com grande circulação de pessoas, também devem ser incluídos no projeto, como o Ginásio Presidente Médici (Militão). “Vamos fazer um levantamento dos locais que podem receber a distribuição de sinal e priorizar aqueles com maior fluxo de pessoas”, destacou.
Segundo Bayard, o investimento do poder público foi muito baixo. A aquisição dos equipamentos para garantir sinal na Praça da Estação, por exemplo, não ultrapassou R$ 3 mil. “São investimentos baixos que estão fazendo alavancando o desenvolvimento digital da cidade”, destacou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...