MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto Família Hospedeira retorna à pauta da Assembleia

Publicada em 04/09/2017
Projeto Família Hospedeira retorna à pauta da Assembleia | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lara argumenta que a intenção é tutelar o fundamental direito à convivência familiar

De autoria do deputado Luís Augusto Lara, do PTB, a proposta que institui, no Rio Grande do Sul, o Projeto Família Hospedeira, pode ser votado, amanhã, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposição recebeu parecer favorável da deputada Manuela d´Ávila, do PCdoB. A posição, entretanto, depende da aprovação do colegiado.
A legislação incentiva a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes encaminhados a programas de acolhimento institucional, possibilitando sua retirada temporária destas entidades por requerentes previamente cadastrados. Pelo projeto de Lara, a retirada temporária se destina exclusivamente à participação das crianças e adolescentes em eventos patrocinados pelos requerentes, como festas de aniversário, de réveillon, Natal, Páscoa e Dia das Crianças, além de finais de semanas e feriados.
Para participar do projeto, as crianças e adolescentes terão que ter mais de cinco anos de idade, estar em acolhimento institucional há mais de dois anos em entidade governamental ou não, regularmente registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e estar registrados perante os cadastros mantidos pelo Judiciário, como em condições para serem adotados.
Os interessados em participar do projeto, independentemente de estado civil, deverão ser maiores de 18 anos, além de não estarem registrados em cadastro de adoção e terem seus nomes incluídos em cadastro mantido pela autoridade judiciária. A aprovação, pela CCJ, não encerra a tramitação. O projeto depende, ainda, de votação no plenário do parlamento.
Lara argumenta que a intenção é tutelar o fundamental direito à convivência familiar e comunitária das crianças e dos adolescentes acolhidos em entidades de atendimento em programas de acolhimento institucional. “O acolhimento, nos termos da legislação de proteção da infância e da juventude, é uma medida excepcional e deve ser feito brevemente, prestigiando-se e incentivando-se, sempre, a reintegração familiar no seio da família natural, ou, caso não sendo possível, a colocação em família substituta”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br