MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Motim no Presídio Regional de Bagé deixa agentes penitenciários feridos

Publicada em 05/09/2017
Motim no Presídio Regional de Bagé deixa agentes penitenciários feridos | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Brigada Militar auxiliou na segurança

Uma rebelião no Presídio Regional de Bagé (PRB), na manhã de ontem, deixou sete agentes penitenciários feridos, sendo um deles em estado grave, ficando internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa casa de Caridade de Bagé.
De acordo com o diretor do PRB, Carlos Eduardo Padilha, a rebelião começou por volta das 8h30min, durante a troca de plantão dos agentes, pelos 34 apenados do regime semiaberto, que estão em um alojamento próximo à quarta galeria. “Os apenados querem ir para o Instituto Penal de Bagé e, então, se revoltaram. Atearam fogo em uma cela de apenados do regime fechado, um alojamento, duas outras celas, colchões, cobertores e utensílios”, contou.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas, que estavam invadindo a quarta galeria. “No momento em que avistaram o fogo, os agentes penitenciários foram abrir as celas dos apenados do regime fechado, que estavam trancados, correndo risco de morte, devido à fumaça e fogo. Foi então que os servidores públicos inalaram a fumaça tóxica e passaram mal”, relatou.
Um agente penitenciário também foi apedrejado e ficou com um corte na cabeça. Outros cinco tiveram que receber oxigênio na Santa Casa de Caridade de Bagé. Um funcionário ficou em estado grave devido à fumaça, conforme informou o diretor do PRB. “Ainda estamos esperando outros agentes, pois vamos trocando os servidores de turno”, acrescentou.
O diretor contou que nenhum preso ficou ferido e que a cela onde eles atearam fogo ficou totalmente interditada. “As outras conseguimos limpar e salvar. O alojamento também. Iremos investigar e ver o que ocorreu e se identificarmos os culpados iremos aplicar processo disciplinar contra eles. As câmeras não estão funcionando, o que torna mais difícil a identificação.”, completou Padilha.
O batalhão de choque da Brigada Militar foi chamado para conter a confusão, usando bomba de efeito moral e balas de borracha. Após, mantiveram a segurança e a rebelião foi contida no início da tarde.


Segunda rebelião em oito meses
No dia 21 de dezembro de 2016, apenados do PBR protagonizaram uma rebelião. O motivo no dia era devido à greve dos agentes penitenciários, que estavam com salários parcelados e 13º em atraso. Com apenas 30% de servidores, não era possível ter visitas, o que motivou o motim.
Naquela rebelião, uma galeria ficou totalmente danificada. A estrutura está sendo reconstruída. Os apenados atearam fogo em colchões e atiravam pedras contra a guarda de choque dos agentes e Brigada Militar. Ninguém ficou ferido na ocasião.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br