MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura de Bagé anuncia criação do Centro Municipal de Educação Mélanie Granier

Publicada em 07/09/2017
Prefeitura de Bagé anuncia criação do Centro Municipal de Educação Mélanie Granier | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mudança anunciada pelo prefeito deve ser feita em até 30 dias

Dias antes do início do ano letivo deste ano, o Instituto Anglicano Mélanie Granier encerrou as atividades, após 105 anos de atuação em Bagé. Na tarde de quarta-feira, o governo municipal anunciou que em até 30 dias a escola deve reabrir as portas, desta vez como Centro Municipal de Educação Mélanie Granier, sob a gestão da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional.
A instituição privada encerrou as atividades por inviabilidade financeira e o prédio foi colocado à disposição, para venda ou aluguel. A prefeitura manifestou interesse, em junho deste ano, o que veio a ser confirmado com o anúncio da abertura do centro municipal.
A estrutura irá englobar a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marianinha Lopes e a Corujinha Creche Noturna, além de comportar outros programas e projetos educacionais. Atualmente, a Emei conta com 176 alunos. Com a mudança de prédio, que deve ser realizada em até um mês, o número de vagas será ampliado para 210 alunos, de 0 a 5 anos, no período diurno, e em caráter recreacionista, durante a noite. Já para o ano letivo de 2018, devem ser ofertadas 328 vagas. O espaço, entretanto, comporta até 400 alunos.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, anunciou, ainda, que além das aulas regulares, os alunos terão disponibilidade de aulas especializadas, como esportes, dança, música, informática e inglês. Devido à grande estrutura do centro educacional, estas disciplinas também serão disponibilizadas para estudantes de outras Emeis, que contarão com transporte. “Com este centro, estamos disponibilizando o que tem de melhor e maior para a Educação Infantil na região da Campanha. Através deste modelo, com aulas de especialidades inéditas, a escola se tornará uma referência em toda a região, e até mesmo no Estado, em Ensino Infantil da rede pública”, destaca.
O chefe do executivo contou que a mudança teve um custo baixo aos cofres públicos, já que o prédio, até então ocupado pela Emei e pela creche noturna, custa aos cofres públicos R$ 10 mil mensais. Já a nova estrutura, custará R$ 15 mil mensais. “Esta mudança não prejudica a saúde financeira do município porque não é despesa, é investimento. Desta forma, nos comprometemos a elevar o índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) até o próximo ano, para diminuir o deficit de aprendizagem dos últimos anos”, garante.
A secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, apresentou a forma de funcionamento da nova estrutura e o método didático que será utilizado, o método montessoriano, que prevê que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas, levando em conta o que há de individual em cada criança, traçando perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
Adriana informa que serão convocados professores aprovados no processo seletivo que está em vigor. Já para as oficinas, serão destacados professores que já atuam na rede municipal de educação, além de um convênio com o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), cujos educadores serão responsáveis pelas oficinas de musicalização e dança. Além disso, ela ressaltsa que a escola irá manter o nome "Mélanie Granier" devido ao peso histórico e a responsabilidade da professora na evolução do ensino na cidade.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br