ANO: 26 | Nº: 6491
07/09/2017 Cidade

Servidores públicos buscam estratégias para defender manutenção de estatais

Foto: Arquivo JM

CGTEE integra pacote de ‘desestatização’ da Eletrobras
CGTEE integra pacote de ‘desestatização’ da Eletrobras

Os trabalhadores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) realizam, nesta sexta-feira, uma reunião para buscar estratégias contra as privatizações das empresas. O encontro, denominado S.O.S 3C’s, acontece na rua Doutor Veríssimo, 266, às 20h.

De acordo com uma das mobilizadoras, Denise de Freitas Machado, além dos servidores, foram convidados para o evento, várias lideranças políticas da região. “Queremos mostrar que as estatais são viáveis e definir estratégias para que sejam mantidas” diz.
Denise salienta que a CEEE está presente em 72 municípios. A CRM e a CGTEE têm presenças mais fortes em Candiota e em Porto Alegre. “Caso sejam privatizadas, haverá muito desemprego. A metade Sul do Estado ficará muito empobrecida”, avalia.
A proposta de privatização da CEEE e da CRM, controlados pelo governo do Estado, depende da aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, de um projeto de lei que autoriza a realização de um plebiscito. O relator, deputado Lucas Redecker, do PSDB, apresentou parecer favorável. A manutenção das empresas, na avaliação do governo, tem se mostrado insustentável ante as demandas que precisam ser atendidas pelo Tesouro. A privatização representa, basicamente, uma contrapartida para a adesão ao regime de recuperação fiscal, estabelecido pelo governo federal.
A situação da CGTEE, que mantém um complexo termelétrico em Candiota, é diferente. A empresa integra o grupo Eletrobras, do governo federal, que deve ser ‘desestatizada’. Os detalhes do processo ainda não foram divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, que anunciou a medida no dia 21 de agosto.

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...