Empreendedor
Rede JW: 20 anos de empreendedorismo em favor do desenvolvimento da região
Uma das mais tradicionais empresas da cidade nasceu no seio da família Lopes, em 1996. Foi neste ano que o corretor José Walter Lopes inaugurou a primeira empresa da rede, a JW Imobiliária. Nessas duas décadas de atuação na comunidade bajeense, a rede se expandiu à medida que o mercado exigiu, e, atualmente, a rede conta com cinco empresas.
“A história da JW nasceu com a minha família. Não tem como desvincular uma coisa da outra”, destaca Lopes. E a importância da família no crescimento da rede pode ser verificada em uma rápida olhada à equipe diretiva das empresas, que contam com os filhos de Lopes, Valterli, Valterlei e Valterílen, junto à esposa, Neli, e também as três noras.
A JW Imobiliária foi o princípio da rede, inaugurada em 1996. Em 2005, a família Lopes inaugurou a JW Veículos. O surgimento da terceira empresa da rede, a Localiza, mostra o espírito empreendedor de Lopes, que mesmo em meio a uma crise automobilística, apostou em uma locadora de veículos. “Naquele ano, enfrentamos grande dificuldade no setor automobilístico e passamos quase um mês sem efetuar uma venda de automóvel. Mas então nós pensamos: se as pessoas não compram carros, não significa que elas não precisam andar de carro. Então inauguramos a Localiza, que é uma forma de garantir transporte particular a um custo mais em conta”, comenta ele, sobre a empresa prestes a completar 10 anos.
Dois anos depois, uma nova demanda da cidade apresentou um novo nicho de mercado para a família Lopes atender. Com a instalação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), muitos estudantes buscam residência em Bagé durante o período do ano letivo. Os altos valores dos aluguéis e a baixa oferta de imóveis adequados para acomodar os acadêmicos, deu origem à parceria entre duas empresas, JW & Cleary Construtora, que investe em empreendimentos que atendem as necessidades do mercado imobiliário. A última empresa a ser inaugurada na rede foi a JW & Associados Corretora de Seguros, em que a empresa trabalha com a franquia da maior corretora de seguros do País, Seguralta.
Responsável por manter quase 100 postos de trabalhos nas empresas da rede, Lopes destaca que também busca uma aproximação junto à comunidade, não só atendendo as demandas que surgem, mas também retribuindo através de promoções e campanhas o sucesso alcançado na comunidade, através dos serviços prestados.
A própria campanha #JWEudeHb20, que irá sortear um Hyundai HB 20 0Km completo em março de 2018. A promoção está vigente em todas as empresas do grupo JW. A cada R$ 100, o cliente recebe um cupom para concorrer. Na imobiliária, para imóveis com exclusividade para venda ou locação, os clientes recebem 200 cupons. “A satisfação de quem ganha uma promoção assim é muito grande. E a nossa satisfação, enquanto empreendedores da região, é ver as pessoas daqui felizes”, afirma.