MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Mudanças radicais

Publicada em 12/09/2017

O debate que ganha espaço na Câmara dos Deputados, que pode resultar em sensíveis alterações no sistema para eleição de deputados e vereadores, precisa extrapolar os limites de Brasília. A discussão, que será retomada, hoje, pelo plenário da Casa, envolve a criação de um fundo público para o financiamento de eleições. As votações são abertas. Elas não devem ser transmitidas em plantões ou coberturas extraordinárias. E é justamente por isso que os eleitores precisam atentar para este todo processo.
Ontem, os parlamentares ainda buscavam acordo para analisar pelo menos o texto básico da proposta. Nesta conjuntura, os denominados 'destaques' ficariam para outras sessões, já agendadas para amanhã. A pauta dos deputados também inclui, entretanto, a proposta que altera as regras sobre coligações partidárias nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito. A prioridade, na ordem de votações, atende a uma questão lógica compreensível.
A decisão sobre o sistema eleitoral é crucial. Com poder para influenciar nas regras das coligações, uma eventual mudança pode alterar toda a lógica do processo vigente. O modelo atual não afeta a distribuição das cadeiras diante do 'distritão' (eleição pelo sistema majoritário de deputados e vereadores, que seria válido para 2018 e 2020), por exemplo. Se as mudanças forem rejeitadas, porém, e prevalecer a manutenção do sistema proporcional atual, as regras de coligações são determinantes para o resultado. Ninguém deve, portanto, se abster das discussões.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br