MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Acusado de liderar abigeatários é preso em Bagé na Operação Calcário

Publicada em 13/09/2017
Acusado de liderar abigeatários é preso em Bagé na Operação Calcário | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prisão ocorreu na manhã de ontem

A Polícia Civil, através da Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Calcário, que tem por objetivo desarticular uma organização criminosa de abigeato que atuava em diversas cidades do Estado. Foram cumpridos 21 mandados de buscas e apreensão e prisão, sob coordenação dos delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, nos municípios de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito e Taquari.
Também foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, dez mandados de busca e apreensão, quatro apreensões de automóveis e uma apreensão de um caminhão boiadeiro utilizado pela organização em furtos de gado.
Em Bagé, o acusado de liderar a organização criminosa, Erineu Schneider de Souza, 73 anos, foi preso em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo, em sua casa, na rua Vinte de Setembro. O acusado tentou se desfazer do revólver, calibre 38, quando viu a chegada da polícia, jogando-o pelo muro. A arma estava com numeração raspada e dois cartuchos. Além da prisão em flagrante, havia, contra ele, também, um mandado de prisão.
Conforme os investigadores, Schneider atua tanto no furto de gado bovino/ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada. A maior parte dos integrantes do bando é de Bagé. Também foram presos Jéferson Ferreira Pereira, 35 anos, na Stand, e Manoel Luis Goulart Alves, 50 anos, no bairro Camilo Gomes, ambos por mandado de prisão expedido pela Comarca de Bagé, acusados de furto abigeato.

Com  Schneider foram apreendidos um caminhão Mercedes Benz, um Celta, uma arma e diversos marcadores de gado. Com Pereira foram encontrados um Corsa, duas facas e uma chaira.

Denominação
A operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início, após o furto de 17 bovinos, em março deste ano, no município de Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção do minério. No decorrer das investigações, os policiais da força-tarefa conseguiram apurar que a organização criminosa de Schneider foi a responsável pelo furto.
Segundo o delegado André Mendes, o bando também é responsável por vários outros abigeatos, ocorridos nos últimos meses, com destaque especial para dois: o furto de 46 bovinos, ocorrido em março, na cidade de Pantano Grande, e o furto na forma de carneada, de 15 ovelhas prenhas, ocorrido no mês de julho, em Bagé. “O primeiro, pela quantidade de animais bovinos furtados, e o segundo pela crueldade, como ovelhas prenhas foram abatidas”, explicou.
A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, criada em agosto de 2016 pela Polícia Civil, vem realizando várias ações com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no campo, e já conta com resultados positivos. Estimam os investigadores que durante um ano de atuação da força-tarefa, mais de R$ 6,5 milhões já foram retirados das mãos dos criminosos, valores que deverão servir para restituir as vítimas, conforme relatou o inspetor Patrício Antunes.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br