MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão aprova projeto de Lara para diminuir fraudes em concursos

Publicada em 13/09/2017
Comissão aprova projeto de Lara para diminuir fraudes em concursos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Petebista afirma que Câmaras de Vereadores terão condições de adaptar a legislação

A proposta que institui o Estatuto do Concurso Público, de autoria do deputado Luís Augusto Lara, do PTB, foi aprovada, ontem, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O projeto pode seguir, agora, para o plenário da Casa, onde será apreciado em caráter conclusivo.
O principal objetivo da nova legislação é reduzir o índice de fraudes em concursos, especialmente em prefeituras, e evitar irregularidades contidas nos editais, como provas mal formuladas, uso de questões já aplicadas em outras seleções e falta de fiscalização e controle entre a administração pública e a instituição organizadora do certame.
O projeto estabelece as normas gerais à realização de concursos públicos de provas ou de provas e títulos da Administração Estadual Direta e Indireta. Ele inclui autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações instituídas ou mantidas pelo Estado. “A gente sabe que é uma legislação estadual, mas que, a partir dela, as Câmaras de Vereadores terão condições de adaptar a sua legislação também, trazendo transparência e segurança para aqueles que se dedicam nessa área”, afirmou Lara, à agência de notícias da Assembleia.
O projeto de lei tramitava desde 2010. De acordo com o petebista, ele é uma compilação da legislação federal e de algumas legislações estaduais, onde o índice de fraude em concurso é muito baixo. Com 114 artigos, o texto não recebeu nenhum tipo de emenda reparativa (do ponto de vista Constitucional), tendo somente emendas de mérito. Denominada de "lei antifraude nos concursos públicos" ela transformará o Rio Grande do Sul no precursor do modelo de confecção de processos seletivos mais transparentes, incentivando a unificação das legislações dos concursos de todo o País. “Não estamos inventando nada. Estamos pegando o que existe de mais moderno, que traz mais transparência aos concursos públicos do Brasil, e trazendo para o Rio Grande do Sul”, disse o petebista.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br