ANO: 23 | Nº: 5741
13/09/2017 Cidade

Municípios da região iniciam comemorações da Semana Farroupilha

Foto: Raíssa Vargas/Especial JM

Cavaleiros chegam a Seival
Cavaleiros chegam a Seival

Bagé inicia, hoje, a sua programação de comemorações para a Semana Farroupilha, com a distribuição da chama crioula, no Parque do Gaúcho, às 18h. A centelha, que foi trazida pelos cavalarianos, a partir de Mostardas, será distribuída para as entidades tradicionalistas do município.
No dia 20, a concentração do desfile inicia às 10h, na avenida Tupy Silveira. De acordo com o presidente da comissão organizadora dos festejos farroupilhas em Bagé, Geraldo Saliba, o desfile contará com cerca de 30 entidades. Os cavaleiros descerão a avenida Sete de Setembro. A gineteada, que encerra o cronograma, com prêmio de R$ 2 mil, vai reunir 20 competidores, no Parque do Gaúcho.
No mesmo dia, no Galpão de Eventos do espaço cultural, acontecerão as apresentações artísticas e culturais para as semifinais do projeto Recrutando Talentos, realizado pelo PTG Raízes do Tarumã. Saliba conta que, no local, também será realizada uma mateada e um parque de diversões será montado para o público.
No domingo, 17, será realizada a quinta etapa do segundo Campeonato de Laço de Inverno da Rainha da Fronteira da Escola Matheus Brondani, que terá sua última fase no dia 24 de setembro.

Hulha Negra
O desfile de Hulha Negra acontecerá no feriado, contando com seis entidades. A concentração será no Corredor dos Borbas, às 9h. Na manhã de ontem, a secretária de Educação e Cultura do município, Adriana Delabary, foi até o palco da Batalha do Seival, para receber os cavalarianos responsáveis por levar a chama até a cidade, que estavam acompanhados dos representantes de Bagé e Candiota. Hoje acontece a distribuição do fogo para as entidades de Hulha Negra. No domingo, será realizado um concurso que escolherá as prendas do município.

Aceguá
Conforme o presidente do Movimento Tradicionalista de Aceguá (MTA), Marcos Vilamil, o desfile será realizado neste domingo. A concentração será feita as 13h30min, na Casa Perez. O desfile contará com nove entidades e convidados de outros municípios e do Uruguai. Os cavaleiros passarão pelo centro da cidade e entrarão no Uruguai; o desfile termina na Praça Caco Blanco. A data foi escolhida para beneficiar o público, pois além de ser melhor para o comércio local, possibilita a vinda de cavaleiros de cidades uruguaias e também de municípios da região.


Candiota

A recepção dos cavalarianos e entrega da centelha em Candiota também aconteceram na manhã de ontem, no Marco da Batalha do Seival (no quilômetro 142 da BR-293), com a presença do prefeito e secretário de Cultura do município. Conforme o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Márcio Viera, o desfile será no dia 20 de setembro, às 15h30min, porém a programação inicia às 14h, com o show de Marcelo Oliveira. Às 16h30min haverá encontro de invernadas e, às 18h, show com a banda Pegada. Vieira lembra que cada entidade tradicionalista tem sua própria programação durante os festejos farroupilhas. A prefeitura investiu cerca de R$ 15 mil, entre show, estrutura e vacinas.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...