ANO: 23 | Nº: 5741
13/09/2017 Cidade

Reitora da Urcamp participa de reunião de articulação do Parque Científico e Tecnológico Binacional do Pampa

Foto: Divulgação

Professora Lia Quintana assumiu cargo de segunda secretária da associação
Professora Lia Quintana assumiu cargo de segunda secretária da associação

Na tarde de ontem, a reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, e uma comitiva de autoridades de Bagé, com o prefeito Divaldo Lara, do PTB, cumpriram agenda na Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa de Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília.
Na ocasião, eles estiveram reunidos com o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Desenvolvimento, Fábio Larotonda, e com a diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social, Sônia da Costa.
O encontro visou articular espaços orçamentários, em 2018, para a implantação do Parque Científico e Tecnológico Binacional do Pampa. Sônia destacou a importância do ministério receber “arranjos organizados” e que a reunião mostrou que há uma sociedade preparada para receber o projeto estruturado pelo ministério e demais outros parceiros. “Vamos fazer o possível para organizar ele em aporte de pesquisa, estrutura e contribuir na construção do arranjo produtivo e para o parque tecnológico. O possível para que realmente os arranjos produtivos da oliveira, por exemplo, ovinocultura e demais que estão surgindo na região sejam fortalecidos e organizados de uma forma com perspectivas futuras de inovação tecnológica”, enfatizou.
Segundo a diretora, a secretaria tem dado atenção especial à região. Ela comentou que um edital já está aberto direcionado ao pampa gaúcho. “São projetos que poderão ser apresentados até 2 de outubro e estamos convidando, especificamente esse arranjo, para que realmente se inscreva e participe desta seleção pública”, complementou.
A reitora frisou que está sendo trabalhado o desenvolvimento local e arranjos produtivos. Lia elencou, também, que o polo nas regiões não pode ser necessariamente voltado para tecnologia da informação, mas, sim, para as vocações locais. “Hoje sabemos que o maior empregador é ainda a microempresa e, com isso, vai capacitar as empresas locais para questões produtivas nossas, como a cadeia produtiva da ovinocultura, das oliveiras. Há várias vocações locais que podemos trabalhar”, acrescentou.
O encontro também discutiu a possibilidade de incluir o Congrega Urcamp na 14ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que ocorrerá entre 23 e 29 de outubro.


Abruc

Pela manhã, a reitora participou das 35ª e 36ª Assembleias Extraordinárias e Eletiva da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Na ocasião, foi apresentada uma proposta de alteração estatuária da associação, na qual foram discutidas e aprovadas pelos reitores e reitoras, as proposições apresentadas. Ainda na pauta, ocorreu a eleição do Conselho de Administração da Abruc para o biênio 2017/2019. No processo eleitoral que elegeu a nova diretoria, Lia Quintana assumiu o cargo de segunda secretária.


Nova diretoria

Conselho administrativo
Presidente: João Otávio Bastos Junqueira
Reitor da Unifeob

1º Vice-presidente: Ney José Lazzari
Reitor da Univates

2º Vice-presidente: Carlos Hassel Mendes da Silva
Reitor da UniEvangélica

1º Tesoureiro: Maurício da Silva Ferreira
Reitor da UCSal

2º Tesoureiro: Waldemiro Gtemski
Reitor da PUCPR

1ª Secretária: Sandra Aparecida Furlan
Reitora da Univille

2ª Secretária: Lia Maria Herzer Quintana
Reitora da Urcamp


Conselho fiscal

1º Titular: Vilmar Thomé
Professor da Unisc

2º Titular: Marcos Medina Leite
Reitor da Unisantos

3º Titular: Paulo Muniz
Reitor da Asces-Unita

1ª Suplente: Maria Amalia Pie Abib Andery
Reitora da PUCSP

2º Suplente: Cláudio Alcides Jacoski
Reitor da Unochapecó

3º Suplente: Fábio do Prado
Reitor da FEI

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...