ANO: 23 | Nº: 5791
13/09/2017 Editorial

Tecnologia a favor do emprego

Os números do aplicativo Sine Fácil, criado para facilitar a busca por trabalho, impressionam. De acordo com balanço divulgado, ontem, pelo governo federal, o sistema já encaminhou 79,5 mil pessoas a entrevistas de emprego em todo País, desde que foi lançado, em maio. A ferramenta já soma mais de 433 mil instalações, alcançando municípios que não dispõem de estruturas específicas para a seleção de vagas.
O otimismo do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, é compreensível. Ele está convencido de que os resultados conquistados com o aplicativo atestam o acerto na condução de políticas públicas voltadas ao acesso de vagas de emprego. E se os números são mais generosos em estados maiores, a exemplo de São Paulo, que totalizou 27,6 mil agendamentos, seguido pelo Paraná, com 10,4 mil, a explicação não está na geografia.
O sistema é simples, mas pragmático, permitindo, basicamente, que trabalhadores acompanhem, em tempo real, as vagas disponibilizadas na ferramenta e se candidatem quando houver interesse. Para acessar o programa, entretanto, é preciso obter um código específico, disponibilizado no portal Emprega Brasil e nas unidades de atendimento do Sine. O avanço da plataforma, portanto, depende do acesso à internet. O emprego da tecnologia, em favor do emprego, é um avanço inegável, mas ainda precisa evoluir para estar ao alcance de todos.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...