ANO: 23 | Nº: 5791
14/09/2017 Cidade

Audiências no MEC tratam da implantação do curso de Medicina em Bagé

Foto: Divulgação

Agenda encerrou em reunião com bancada gaúcha
Agenda encerrou em reunião com bancada gaúcha

A implantação do curso de Medicina em Bagé foi discutida em audiências realizadas na terça e quarta-feira, no Ministério da Educação e Cultura (MEC), em Brasília. A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, participou dos encontros no MEC com uma comitiva de autoridades de Bagé, entre eles, vereadores, presidente do Legislativo, Edimar Fagundes, do PRB, secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, e prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, além de representantes da TV Câmara e do Executivo.
Também participaram das audiências o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, e o vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maurício Vieira.
A primeira discussão aconteceu na terça-feira, 12, com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla. A reunião foi articulada pelo deputado federal Afonso Hamm, do PP. O secretário garantiu que dará andamento ao pedido de Bagé para implantação do curso. Ele solicitou ao deputado um estudo da região para ser entregue na próxima semana, além de destacar que irá articular com o MEC para a tramitação do processo.

Ontem à tarde, a audiência articulada pelo deputado federal Onyx Lorenzoni, do Democratas, ocorreu com o chefe de gabinete, Rafael Collon, e com o secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Henrique Sartori. A comitiva discutiu as possibilidades de implantação do curso na Rainha da Fronteira e as necessidades de formar profissionais nesta área na região.

O dia de compromissos encerrou com uma reunião na bancada gaúcha, quando o vereador Augusto Lara, do PDT, apresentou a proposta para a implantação do curso. O pedetista lidera a mobilização pela proposta, que foi retomada em junho, no Legislativo bajeense. Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Bagé, quando estiveram presentes representantes das prefeituras, entidades, órgãos e instituições. A mobilização abrangeu a região com novas audiências e encontros em câmaras, a fim de mostrar o interesse pela implantação do curso na cidade.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...