MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Crescimento comprovado

Publicada em 14/09/2017

A força do setor primário extrapola os limites do discurso. Os números oficiais, aliás, comprovam que o campo é capaz de superar a crise. A expectativa para a safra de grãos 2016/2017, por exemplo, é de um novo recorde. Em sua última estimativa, o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) projeta um crescimento de 30,4%, em relação ao período anterior, o que representa 240,9 milhões de toneladas. E esta não é a única projeção otimista.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que também fez levantamento sobre o setor, acredita que deve haver um crescimento de, no mínimo, 27,9% frente à safra anterior, alcançando pelo menos 238,7 milhões de toneladas. Neste cenário, o aumento representa um incremento de 52,1 milhões de toneladas. A evolução também foi verificada no terreno da produtividade, com registro de pequeno avanço na área plantada. Mais um ponto para o setor.
Os reflexos, conforme avaliou o pesquisador do IBGE, Carlos Antônio Barradas, em entrevista ao Portal Brasil, são positivos tanto para o mercado interno quanto para o externo. O destaque da pauta de exportações, inclusive, fica por conta da soja, que bate recordes pontuais, no que beneficia a Campanha gaúcha. Apenas em agosto, foram exportadas seis milhões de toneladas, 56% a mais quando comparado com agosto de 2016. Este crescimento comprovado precisa, apenas, ser acompanhado pela infraestrutura.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br