MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Frente Parlamentar vai acompanhar proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

Publicada em 14/09/2017
Frente Parlamentar vai acompanhar proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado foi proposto por Lara

A Assembleia Legislativa deve instalar, na terça-feira, 19, a Frente Parlamentar de Acompanhamento à Proposta de Adesão ao Plano de Recuperação Fiscal. A iniciativa, do deputado Luís Augusto Lara, do PTB, conta com a assinatura de 25 parlamentares, incluindo o líder do governo na Casa, Gabriel Souza, do PMDB. O objetivo é acessar os detalhes das negociações que preveem a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto pela União.

Conforme os cálculos preliminares já disponibilizados, a renegociação, nos moldes previstos, pode elevar a dívida do Estado em até R$ 30 bilhões. A lei complementar 159/2017, que cria o Regime de Recuperação Fiscal aos estados endividados, determina, por exemplo, "a autorização de privatização de empresas dos setores financeiro, de energia, de saneamento e outros" e "veda a concessão, a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros dos poderes ou de órgãos, de servidores e empregados públicos e de militares, exceto aqueles provenientes de sentença judicial transitada em julgado”.
Lara ressalta que há pelo menos dois pontos importantes que ainda precisam ser melhor analisados. O primeiro assinala que a renegociação pode retomar os moldes da ocorrida em 1997, e o outro é relativo à comissão prevista neste tipo de operação. “Sempre, neste formato de transação, que é um negócio financeiro, o agente responsável pela inteligência, pelo planejamento, enfim, pela operação, fica com uma comissão, é algo previsto e legal. Então, precisamos saber quem será este agente e de quanto será a comissão”, diz.


Tramitação

O projeto para a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal já está no Legislativo. A proposta, que foi protocolada no dia 4 de setembro, tramita em regime de urgência, passando a trancar a pauta no dia 4 de outubro. Lara classifica a matéria como “um cheque em branco ao Executivo.” Os deputados afirmam que a adesão é tema complexo, sendo pertinente a realização do necessário comparativo entre os encargos assumidos e os benefícios auferidos pelo nosso Estado.
Lara sustenta que a intenção, com a Frente Parlamentar, é envolver o Tribunal de Contas, o Judiciário e o Ministério Público nos debates. “Vamos acompanhar todas as negociações. O governo vai precisar apresentar um número claro, embasado em cálculos precisos, sobre em quanto, se acontecer, esta renegociação vai aumentar a dívida do Estado. E, também, detalhar qual será o valor da parcela da dívida quando o período de carência terminar” explica.


Planejamento

Na tarde de ontem, o governador José Ivo Sartori, do PMDB, esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em Brasília, para tratar do encaminhamento da adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal. "Foi um encontro de alinhamento e finalização de alguns detalhes", afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, que acompanhou Sartori na audiência, juntamente com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e com o deputado estadual Gabriel Souza. De acordo com o peemedebista, o plano de recuperação fiscal do Estado será entregue ao governo federal em no máximo 15 dias.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br